Buracos, poeira, lixo e asfalto se desfazendo: o dia a dia de Juatuba em meio aos pedidos de votos

0
211

Com as eleições municipais se aproximando e os candidatos fazendo fila em todas as regiões da cidade para pedir votos, os moradores de Juatuba intensificaram as denúncias nas redes sociais, buscando atrair a atenção daqueles que poderão representá-los na Câmara e Prefeitura e resolver os problemas que as comunidades enfrentam há anos. A pasta campeã de reclamações continua sendo a de infraestrutura, já que é comum na cidade demandas relativas a ruas esburacadas, acúmulo de entulho e má qualidade das obras realizadas. Nessa semana, novas denúncias voltaram a ganhar destaque nas redes.
Um dos moradores mais ativos na fiscalização das ruas é Luiz Fabiano, conhecido como Mirim, que frequentemente compartilha vídeos denunciando a precária infraestrutura da cidade. Na última semana, ele foi até o bairro Francelinos para mostrar a situação das crateras que tomam conta da Rua Pitangui que, segundo ele, é rota de ônibus e, portanto, deveria estar no pacote das obras que contemplou a pavimentação dessas vias. “São anos de governo, e isso aqui é o que temos. Um monte de buracos e água acumulada”, ironizou o morador. Ele também destacou o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Olha o risco de dengue”, alertou.

Em outro vídeo, Mirim continuou sua série de denúncias, desta vez focando na “maquiagem” que, segundo ele, os políticos fazem durante o período eleitoral. Ele mostrou uma rua recém asfaltada na região do bairro Braúnas, mas destacou os restos de entulho acumulados nas laterais da via. “Eles mostram o asfalto novo, mas não mostram isso aqui”, disse enquanto apontava para a carcaça de um animal no meio dos entulhos. “Olha isso, um bicho morto, apodrecendo”, disse revoltado.

Asfalto que esfarela nas mãos

As reclamações sobre o asfalto mal feito e de baixa durabilidade não são novidade em Juatuba. Em outra ocasião, Mirim já havia compartilhado registro semelhante em outra localidade. Dessa vez, ele mostrou a situação do local que também enfrenta o mesmo problema. Com facilidade, ele mostrou no vídeo como conseguia retirar pedaços de asfalto recém-colocado, com as próprias mãos. “Olha para vocês verem o dinheiro público indo embora. O asfalto se desmancha e não é só aqui não”, disse.

Buracos impedem passagem de caminhão de mudança


No bairro Diamantina, outra moradora compartilhou uma situação inusitada. Preocupada, ela fez um vídeo mostrando as más condições da Rua Senador Dantas, para a qual ela irá se mudar. Em um vídeo publicado nas redes, ela mostra uma enorme cratera no meio da estrada de terra e lamenta: “Olha isso, gente! Como é que vamos passar com a mudança? Não tem condição”, disse, visivelmente frustrada. “Cadê o prefeito? Não faz nada para arrumar isso aqui”, acrescentou, criticando a falta de ações por parte da administração local. “Mudam os prefeitos, mas nada muda por aqui”, desabafou.

Ela ainda expressou sua insatisfação com o processo eleitoral, dizendo que, diante de tanta negligência, se sentia desmotivada a votar. “Depois querem que a gente vote. Mas para quê?”, questionou.