Caixa d´água de Francelinos continua vazando e população continua sofrendo com falta de abastecimento

0
120

Nos últimos meses, o que não falta nas redes sociais são denúncias de falhas no abastecimento d’água em Juatuba. Frequentemente, moradores indignados fazem protestos e cobram constantemente uma solução das autoridades.  Em Francelinos, a situação tem se tornado insustentável, e segundo relatos, a situação seria fruto de vazamentos constantes na caixa d’água responsável pelo abastecimento da região. Apesar das várias denúncias feitas, nenhuma ação efetiva foi tomada pelas autoridades locais ou pela empresa responsável pelo fornecimento de água, a Copasa.
Desde agosto, vídeos de moradores têm circulado nas redes sociais, mostrando a realidade que milhares de famílias vêm enfrentando. No último domingo (8), um desses vídeos, gravado por um juatubense que mora na mesma rua do reservatório, viralizou ao expor a situação crítica da escassez de água.

“Olha aqui pessoal, hoje é 9 de setembro, ontem a caixa estava derramando água a manhã inteira e, hoje, olha a situação”, diz inconformado, enquanto mostrava a torneira apenas gotejando.

A indignação dos moradores vai além da falta d’água. Segundo eles, o desperdício causado pelo vazamento contínuo da caixa d’água é inaceitável. “Ontem o cano estava explodindo de tanta água, e hoje não temos uma gota. Alguma coisa tem que ser feita. Um dia há desperdício, no outro, falta água”, desabafou o morador no vídeo que rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.

O cenário é agravado pela falta de respostas das autoridades. “A prefeitura não responde, nem o prefeito ou a Copasa. E o povo fica sem água na torneira, enquanto a caixa d’água derrama água 24 horas por dia”, lamentou outra juatubense.

Problema antigo

Os problemas de abastecimento em Francelinos não são recentes. Em agosto, moradores já haviam registrado em vídeo a mesma situação. “Olha o tanto de água que está descendo. Isso é água limpa, da caixa d’água de Francelinos. De manhã, falta água. Isso é um absurdo!”, desabafou a moradora.

O problema também não se restringe apenas a Francelinos. Outras regiões de Juatuba, como o bairro Samambaia III, também estão enfrentando a mesma dificuldade. Em agosto, moradores de Samambaia III chegaram a realizar protestos para chamar a atenção das autoridades para a situação. Apesar dos esforços, o cenário continua o mesmo: vazamentos contínuos e falta de água nas casas.

A crise de abastecimento tem afetado drasticamente a rotina das famílias da região. Além da dificuldade para realizar tarefas básicas, como cozinhar, lavar roupas e tomar banho, a população teme que a escassez de água se agrave com a aproximação do período de seca. “Aqui em Juatuba, temos que nos unir e levar o representante da Copasa ao Ministério Público. Não podemos mais aceitar essa situação”, finalizou o autor do vídeo.


Copasa informa ter corrigido o problema 

Em resposta ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, a Copasa informou que já identificou o problema e a equipe fez a manutenção da caixa d´água. “A Copasa informa que foi identificado um problema no equipamento que faz o controle de nível do reservatório, o que ocasionava o extravasamento da água no período noturno. A manutenção foi concluída, ontem (11/09), e a equipe segue acompanhando a funcionalidade da válvula para evitar a recorrência”, diz a nota.

Sobre a falta de água, a concessionária pede para a população entrar em contato para que a situação seja averiguada pela equipe técnica. “Em relação às faltas de água, a Copasa seguirá acompanhando o abastecimento dos imóveis cujos proprietários entrarem em contato com os canais oficiais da companhia para registro das reclamações”, diz a assessoria.

Nesse caso, em caso de falta de água, o morador deve entrar em contato de várias formas: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115 – funcionamento 24h.
Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.
Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000 – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h, Agência Virtual no site www.copasa.com.br e pelo Aplicativo Copasa Digital.