Câmara de Juatuba realiza audiência pública para debater deficiências no fornecimento de energia elétrica pela Cemig

0
321

Na última quinta-feira (25), a Câmara de Juatuba promoveu audiência pública com dois representantes da Cemig. A iniciativa, teve ampla participação de diversos setores da sociedade dentre eles, representantes do Executivo, secretários municipais, empresários locais, os assessores jurídicos da Câmara, Leonardo Militão e Osley Alvarenga, o promotor da comarca Dr. Lélio Calhau, representante do fórum da comarca, membros da comunidade, lideranças políticas, representantes do CDL. Também estiveram presentes parlamentares da cidade de Esmeraldas que enfrenta o mesmo problema de deficiência da prestação de serviços da Cemig.

Os constantes picos de energia têm impactado negativamente tanto os moradores quanto os empresários locais, resultando em prejuízos que vão desde a queima de aparelhos domésticos, até perdas econômicas para as empresas que dependem do fornecimento regular de energia. Além disso, a falta de capacidade da concessionária em atender às novas instalações de empresas interessadas em se implantar na região tem afetado o desenvolvimento econômico da cidade, visto que os custos para o fornecimento de energia em novos locais chegam a valores superiores a R$2 milhões.

Durante a audiência, os moradores e, principalmente, os empresários apresentaram suas queixas, destacando a recorrência das quedas de energia que demoram para ser reestabelecidas. Os representantes da Cemig se comprometeram a resolver imediatamente as questões e solicitaram um prazo de trinta dias para fornecer uma resposta formal. Eles também anunciaram a construção de uma subestação na cidade de Igarapé, que aumentará a capacidade de fornecimento de energia para atender às demandas das empresas no município.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a desativação da termelétrica de Igarapé, localizada em Francelinos. Questionados sobre os motivos dessa inativação, os representantes da empresa não foram capazes de explicar a questão, mas se comprometeram a enviar uma resposta por escrito ao Legislativo.

O presidente da Câmara, Laécio do Silvestre, demonstrou otimismo em relação aos resultados da audiência, destacando o engajamento da comunidade e o interesse demonstrado pelos representantes da Cemig em resolver as questões levantadas. Segundo ele, a assembleia trará avanços para a resolução do problema. “Foi melhor do que eu esperava. Além do engajamento da comunidade de Juatuba que compareceu, percebemos também interesse dos representantes da Cemig que pontuaram todas as questões e se prontificaram a respondê-las”, diz.

Essa audiência representa mais uma das diversas tentativas da Câmara de Juatuba em busca de solução. No final do ano passado, o presidente da Câmara havia protocolado uma denúncia no Ministério Público, além de levar a demanda também ao governador Zema. Segundo Laécio, a conversa com o governador já rendeu frutos, com o envio de um ofício informando que serão realizados investimentos pela Cemig de mais de R$5 mi em Juatuba, até 2027.