Câmara de Mateus Leme aprova Lei de Diretrizes orçamentárias para o próximo ano

0
63

A Câmara Municipal votou esta semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 e inconformada por emendas de sua autoria terem sido rejeitadas, algumas que garantem subvenções a entidades do município, a vereadora Irene de Oliveira leu em plenário as propostas que, segundo ela abrangiam diversos setores da cidade. “Eu quero lamentar a política de Mateus Leme e a população tem que saber o que os vereadores votaram contra várias propostas importantes”, disse. 

Segundo a parlamentar, foram rejeitadas emendas para a área de meio ambiente, educação, saúde, habitação e cultura. “Havia projetos como a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, da guarda municipal, internet gratuita em bairros periféricos e programas habitacionais”, disse.

Vereadores defendem que emendas precisam ser discutidas com mais tempo 

O vereador Paulo Cezar, Cezinha, explicou que a rejeição das emendas da colega não se pautou por uma questão pessoal, mas uma discordância natural que é parte do processo político. “A gente sabe que tudo que faz aqui é com bastante verdade; mesmo discordando da opinião de alguns vereadores ou de algum projeto ou alguma emenda de alguns vereadores”, disse. 

Ele aproveitou a fala para elogiar os avanços na educação e na saúde do município com a atual administração. “O resultado é visível tanto pela atuação do Legislativo, quanto do Executivo. Só não vê quem não quer, o que tem acontecido na educação e na saúde de Mateus Leme. A nossa educação se destaca entre os 853 municípios do Estado por oferecer ensino de qualidade”, comentou.

Por sua vez, o vereador líder do prefeito, Zé Ronaldo, fez questão de frisar que os vereadores não são contra as entidades apontadas pela vereadora Irene para receber subvenção. “Precisamos deixar claro para toda a população que ninguém é contra as subvenções, principalmente, para as entidades que a gente sabe que todo ano recebem os recursos”, afirmou. 

Porém, o parlamentar frisou a necessidade de um debate mais amplo e antecipado sobre as emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Esse tipo de emenda que chega em cima da hora precisa ser discutida de forma que todo mundo entenda. Senão, não tem jeito e podemos cometer erros. Acho que todo mundo aqui na Câmara trabalha no mesmo sentido”, pontuou. Antes de votar o orçamento de 2025, Zé Ronaldo também elogiou os resultados da administração. “O prefeito tem feito um bom trabalho. Várias ruas estão sendo pavimentadas, principalmente as que atendem o trajeto escolar e a população está reconhecendo”, afirmou.