Os vereadores de Mateus Leme barraram a compra de dois terrenos pela Prefeitura que, segundo o prefeito Renilton Coelho, seriam usados para a ampliação das escolas municipais Maria Guaraciaba Passos, no bairro Imperatriz e Helen Jaqueline de Souza, no Distrito de Azurita.
O impedimento veio com parecer da Comissão de Finanças, Justiça e Redação, presidida pelo vereador Aldair Guimarães que depois de analisar o projeto disse que o preço estaria 600% acima do valor de mercado. “O valor total dos dois terrenos de 360 m² cada seria de R$700 mil”, muito acima do valor praticado pelo mercado”, afirmou o vereador.
Segundo o parlamentar, o processo de compra dos imóveis apresenta várias lacunas documentais e indícios de irregularidade. “Inexiste estudo apontando o cálculo que foi utilizado para se chegar ao valor ajustado a ser pago pela metragem quadrada da terra. Ao ser questionada sobre o valor, a secretária de Educação, Fátima Gaia, não soube responder ou explicar”, revelou o vereador Aldair Guimarães
Ainda de acordo com Dr. Aldair foi necessário um pedido de vistas do projeto, até que o executivo explique o motivo dos terrenos estarem 600% acima do valor de mercado. “Se aprovássemos algo do tipo, tenho certeza que mais adiante responderíamos criminalmente, por esses terrenos estarem possivelmente superfaturados. Seria uma grande irresponsabilidade aprovar isso sabendo que cada terreno vale cerca de R$50 mil”, finalizou.