Câmara quer que Vale cumpra compromisso de limpar lama de Juatuba

Vereadores afirmam que empresa tem responsabilidade de retirar rejeitos de minério e lama tóxica que submergiram com as enchentes

0
478

Após a mineradora Vale não cumprir a recomendação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que pediu a limpeza de áreas impactadas pelas últimas chuvas, a Câmara de Juatuba vai entrar na briga para cobrar que a limpeza seja feita.

O vereador Fernando da Autoescola reclamou que a cidade está suja, coberta com uma “camada de minério e lama. Por toda parte vemos aquela lama gosmenta, que não é normal, pois é resultado de rejeitos que emergiram do fundo do Rio Paraopeba. Temos que pedir a limpeza e um estudo do solo para a empresa”, disse.

Segundo o presidente da Câmara, Ted Saliba, o legislativo não pode se omitir quanto aos malefícios causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho, que hoje, além de atingir os moradores das margens do Rio Paraopeba, atingem toda cidade. “Até hoje a Vale não fez a limpeza de nossa cidade. A exemplo de outras cidades, associações e comunidades atingidas, devemos tentar o diálogo com a mineradora e, caso a situação não seja resolvida, vamos discutir a possibilidade de acionar a empresa na justiça. O que não podemos é nos omitir”, finalizou.

Explicações sobre a indenização

Os vereadores aprovaram por unanimidade o encaminhamento de um requerimento à prefeitura, solicitando o detalhamento do valor total que Juatuba recebeu da Mineradora Vale e a explicação de onde os recursos foram aplicados. O município seria beneficiado com R$116 milhões em obras e, inicialmente, a ideia é que o dinheiro fosse investido em ações de saneamento, educação e saúde. Porém, o prefeito Adônis Pereira, anunciou no ano passado, que com o recurso, retomaria o projeto do antigo Hospital do Câncer Infantil, abandonado há muitos anos às margens da BR-262, transformando-o em um hospital regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito − sete =