Candidatos à prefeitura de Juatuba apresentam soluções para a falta de pavimentação na cidade

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Com os inúmeros relatos e transtornos que milhares de famílias em Juatuba enfrentam com a poeira e a lama de ruas que há décadas estão esquecidas pelo poder público, pedimos aos candidatos à prefeitura de Juatuba para que apresentassem as medidas eles pretendem adotar para solucionar esse problema crítico do município.

A pavimentação das ruas tem sido uma das principais demandas da população de Juatuba, especialmente nas áreas mais periféricas, onde o crescimento desordenado agravou a situação. Cada um dos candidatos entrevistados apresentou uma visão diferente sobre o problema e suas possíveis soluções, tanto imediatas quanto a longo prazo, com estratégias que variam desde ações paliativas para resolver de imediato, bem como as ações efetivas que deverão ser realizadas com planejamento e levantamento de recursos.

Ted Saliba: prioridade para a fábrica de bloquetes e intensificação do uso de caminhão-pipa


O candidato Ted Saliba reconhece a gravidade da situação e defende medidas emergenciais para amenizar o impacto da poeira nas ruas. Para ele, a solução imediata será intensificar o uso de caminhões-pipa para molhar as vias mais afetadas, reduzindo temporariamente a quantidade de poeira levantada pelo trânsito.
Como medida de longo prazo, o candidato propõe a ativação da fábrica de bloquetes que está parada. Segundo ele, o equipamento foi adquirido por meio do recurso obtido por ele há dois anos junto ao deputado federal Diego Andrade. Ted não poupou críticas à atual administração que demorou a concretizar a compra da fábrica e, mesmo após a aquisição, permanece inutilizada, parada nos depósitos da prefeitura. “Vamos dar prioridade para que a máquina de bloquete comece a funcionar e pavimentar a grande maioria dessas ruas”, afirmou o candidato.

Maísa Aquino: obras de grande porte com captação de investimento

 
Maisa Aquino, ex-secretária de Obras e Infraestrutura da gestão atual, também reconhece a urgência de melhorar a pavimentação em Juatuba. Ela ressalta que, durante a administração do prefeito Adônis herdou mais de 800 ruas não pavimentadas, mas conseguiu entregar 54 ruas pavimentadas, com previsão de mais 20 vias que deverão ser entregues até o final do ano. Muitas dessas ruas fazem parte das rotas do transporte escolar, um dos pontos críticos no debate sobre infraestrutura.

De imediato, a candidata afirma que o serviço do caminhão pipa será realizado conforme necessidade da população e condições climáticas do período.
Para o futuro, Maisa propõe um amplo plano de obras que busca recursos estaduais e federais, visto que a cidade, segundo ela, sofre com uma limitação orçamentária. “Está previsto em nosso governo buscar recursos e apoio para realizar o maior pacote de obras da história de Jautuba”. Segundo ela, o plano compreende três frentes com uma máquina de asfalto destina a ruas com baixo fluxo de veículos pesados, máquina de bloquetes para vias com tráfego de veículos leves e obras de grande porte, com captação de investimentos externos para pavimentação de vias de alta circulação, como a Avenida Juscelino Kubitschek (JK), no bairro Cidade Satélite.

Mestre Israel: parceria com a iniciativa privada e uso de mão de obra de encarcerados


O candidato Mestre Israel aposta no uso da mão de obra de indivíduos privados de liberdade para a pavimentação das ruas de Juatuba. Em parceria com uma empresa de Betim, que já atua na região próxima ao presídio local, Israel afirma que  pretende empregar até 230 detentos no trabalho de fabricação de bloquetes da máquina da prefeitura e na construção de canaletas, permitindo que esses reeducandos comutem parte de suas penas enquanto recebem uma pequena ajuda financeira para suas famílias.
A medida emergencial de Israel consiste em intensificar o uso de caminhões-pipa para aguar as ruas mais afetadas pela poeira, além de priorizar o uso de bloquetes em áreas mais críticas. Para ele, a escolha pelos bloquetes se dá pela sua característica ecológica, já que permitem a filtragem da água da chuva no solo, contribuindo para a drenagem urbana.

Gui Moraes: parcerias governamentais e uso da máquina de asfalto

 
Gui Moraes destaca que seu compromisso é pavimentar as ruas de Juatuba e devolver a dignidade aos moradores. Segundo ele, as ações paliativas são necessárias, mas a solução definitiva é a pavimentação efetiva das vias, que ele pretende iniciar já no primeiro ano de mandato. Para isso, ele aposta na máquina de asfalto adquirida na gestão anterior e a continuidade da produção de bloquetes. Com isso, ele acredita que será possível acabar de vez com o problema da poeira e do barro na cidade. Ele também planeja buscar recursos e emendas parlamentares em parceria com os governos estadual e federal para viabilizar essas obras.



Célia: diagnóstico das necessidades e projeto de longo prazo


Célia reconhece que os recursos financeiros disponíveis no município são insuficientes para pavimentar todas as ruas, mas também aposta na ampliação do serviço dos caminhões-pipa como uma medida paliativa. Segundo ela, é fundamental criar um diagnóstico da demanda em todas as regiões da cidade e estabelecer prioridades de acordo com os locais mais críticos.

Em seu plano de governo, Célia propõe trabalhar a pavimentação em todos os quatro anos de mandato, evitando a prática comum de concentrar essas obras apenas no último ano, às vésperas das eleições. Além disso, ela pretende buscar parcerias com a Câmara Municipal, o Governo Estadual e o Governo Federal, para a liberação de recursos e financiamento das obras de pavimentação necessárias para melhorar a infraestrutura da cidade.