O Carnaval 2021 vai ser diferente do que os mineiros e os milhares de turistas que costumam visitar o estado nesta época estão acostumados. Nada de folia ou blocos de rua. Autoridades não liberaram a festa para conter a pandemia de Covid-19 e evitar mais contaminações, buscando preservar a saúde e a segurança das pessoas.
Com bom humor e criatividade, entretanto, várias iniciativas no estado buscam oferecer programações temáticas para que seja possível curtir o Carnaval em casa com a família ou ter opções de entretenimento sem causar aglomeração. Os espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), como o Circuito Liberdade, estarão abertos à visitação durante o Carnaval, mas seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Minas Consciente.
Integrante do Circuito Liberdade, o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), promove o Carnaviola entre os dias 12 e 16. Ao longo de quatro dias, sempre às 15h, no canal do Youtube do MM Gerdau, Chico Lobo estará à frente de apresentações musicais com os violeiros convidados Wilson Dias, Bilora, Renato Caetano, Quincas da Viola, além da cantora Déa Trancoso e das apresentações do contador de causos e poeta Tadeu Martins. A capital mineira também será palco de eventos transmitidos pela internet. O ritmo baiano fica por conta do bloco “Baianeiros” que faz um show com transmissão ao vivo, às 14h do domingo, 14.