Carro oficial da Câmara de Mateus Leme é flagrado em uso irregular por vereadora

Uso de carros oficiais de forma irregular é recorrente Mateus Leme

0
456

Repercute de forma bastante negativa nas redes sociais uma postagem acompanhada de várias críticas ao uso de um veículo oficial da Câmara Municipal de Mateus Leme no último dia 21 de janeiro. O veículo, um Fiat Mobi, placa RNLOA32, foi flagrado transportando a Vereadora Adelaide Antunes de Siqueira e alguns homens vestindo camisas de torcedores do time Estrela Mirim, que se sagrou campeão da Copa Itatiaia deste ano, assim como em 2023. O vídeo mostra o momento em que o carro sofre uma pane mecânica, e os ocupantes, incluindo a vereadora e os demais, saem para empurrá-lo até uma vaga de estacionamento. O responsável pela postagem afirma que, além da vereadora, seu filho, Deickmiller Siqueira Pinto, que possui cargo de confiança (DAS VII) no governo municipal, também estava no veículo. O uso do carro oficial da Câmara durante o recesso legislativo e em uma noite de domingo representa grave comportamento antiético, tanto por parte da vereadora quanto do servidor ou membro do legislativo ou judiciário, que utilizaram um bem público para interesses particulares, caracterizando crime de peculato (art. 312 do Código Penal), que ocorre quando o funcionário público, em benefício próprio ou de outra pessoa, desvia ou apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer bem, público ou particular, do qual tenha posse em função do cargo.

O fato registrado pela câmera de um celular e denunciado por um cidadão pagador de impostos, responsável pelo custo do uso dos carros oficiais do município, não é inédito. Em setembro de 2023, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme noticiou outra denúncia de populares que registraram fotos e vídeos, enviados para nossa redação, flagrando o vereador Zé Ronaldo utilizando de forma irregular o veículo oficial da Câmara, enquanto estava em um bar da cidade com o Secretário de Administração Fabrício Nuno Canguçu. O carro oficial da Câmara de Mateus Leme também já foi flagrado estacionado próximo à festa da Conferência de São Sebastião, que acontece na Reta Grande. Na época, o vereador foi acusado pelo vice-presidente da Câmara, Wellington Batata, de ter usado um carro oficial do Legislativo para bater propositalmente no veículo pessoal dele e ameaçá-lo em um entrevero.

O Jornal Spasso tentou entrar em contato com a vereadora Adelaide Antunes de Siqueira por meio de fontes em Mateus Leme e na própria Câmara Municipal. No entanto, devido ao recesso parlamentar, não foi possível obter atendimento. O espaço está aberto para que a vereadora exerça seu direito de contestação e apresente sua versão dos fatos, bastando entrar em contato com a redação.

Vídeo compartilhado nas redes sociais e também enviado ao JML