Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024

Redução foi possível com investimento, por parte da empresa, de mais de R$ 4,5 bilhões em distribuição de energia no ano passado para aumentar a resiliência do sistema de distribuição

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16/10/2018. Credito: Euler Junior/Comunicacao Empresarial/Cemig. Belo Horizonte-MG. Brasil. Carlos Augusto Reis de Oliveira – Superintendente RC e Arthur Chaves de Paiva Neto - Meteorologista concedem entrevista em coletiva de imprensa na subestacao Sao Gabriel aborda a temporada de chuvas 2018/2019. Ao final uma demonstracao de como os eletricistas trabalham em situacao de emergencia.

Realizando o maior investimento da sua história, a Cemig tem aprimorado os seus serviços e melhorado os seus indicadores de qualidade no sistema elétrico. Em 2024, os consumidores da companhia tiveram uma redução de aproximadamente 2,5 horas no DEC percebido, o que representa uma diminuição de cerca de 14% na quantidade de interrupções e de 13% no tempo de restabelecimento do serviço. O DEC é a sigla para “Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora”, um dos principais indicadores do setor elétrico nacional.

Para alcançar esse resultado, a Cemig investiu mais de R$ 4,5 bilhões apenas no ano passado na rede de distribuição de sua área de concessão que abrange 774 municípios mineiros, com destaque para a construção de mais de mil km de linhas de alta tensão, 9 mil km de redes de média tensão, além da entrega de 30 novas subestações em todo o estado.

A Cemig também adotou medidas para automatizar a rede elétrica e reduzir o tempo de desligamento em caso de ocorrências. No ano passado, cerca de 2.700 religadores foram instalados na rede de distribuição.

Período de cenários atmosféricos extremos

A Cemig também se preparou para o período chuvoso, que em Minas Gerais ocorre entre outubro e março. Importante destacar que somente de outubro a 1ª semana de janeiro, o Centro de Meteorologia da Cemig detectou mais de 940 mil raios em todo o estado, o que demonstra o grande desafio da operação nesta época do ano.

Dessa forma, a manutenção preventiva tem um papel muito importante para superar esses desafios. Em 2024, a companhia destinou mais de R$ 300 milhões em ações para reduzir ocorrências causadas por quedas de galhos e árvores sobre a rede, além da limpeza de faixa de servidão e inspeções de circuitos elétricos. Foram podadas mais de 730 mil árvores e inspecionados mais de 140 mil km de redes.

Por fim, a empresa conta com um esquema especial para garantir o fornecimento de energia aos seus clientes. O contingente das equipes de campo da empresa pode saltar de 2.800 colaboradores para 8.500 profissionais.