Cerca de 700 crianças e adolescentes de Juatuba, da rede pública de ensino, ficaram sem ir à escola esta semana por falta de transporte. As reclamações chegaram via mensagem ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme e, diversos pais registraram o que chamaM de “falta de comprometimento da prefeitura com a população e, principalmente com a educação”.
O episódio envolvendo alunos das escolas Estaduais Joaquim Correa, no Centro e Maria Rita Duarte, no Boa Vista da Serra, determinou que os vereadores Ted Saliba, Messias Leão e Marcos Leiturista encaminhassem à Secretaria de Educação um pedido de esclarecimento sobre os motivos da falta de transporte escolar entre os dias 25 a 29 de julho.
Em resposta, a secretária de Educação, Denise Navarro, alegou que o contrato vigente com a Sudeste Brasil Cooperativa de Transportes prevê o transporte dos alunos das instituições municipais de ensino, por 200 dias letivos, conforme aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. “Ressaltamos que a oferta do transporte aos alunos matriculados nas redes estaduais se dá apenas como forma de fortalecimento e incentivo à educação, mesmo que o acordo prevê o transporte apenas para alunos da rede municipal”, respondeu.
Ainda em resposta ao ofício, a secretária informou que o estado encaminha apenas a quantia de R$51 mil ao município para aporte ao transporte escolar dos alunos da rede estadual, em 10 parcelas. Segundo ela, a prefeitura paga o valor de R$297.040,00 à Cooperativa pelo transporte no período de 200 dias letivos e que a situação será normalizada na próxima semana.