Mais uma vez a administração do prefeito Dr. Renilton Coelho está envolta a denúncias. Já foram apontadas supostas irregularidades na contratação de veículos não oficiais, escândalo da compra de uniformes, aumento exorbitante nos valores pagos à uma empresa de iluminação pública e, na última semana, o uso de equipamentos e servidores públicos em benefício próprio.
Desta vez, a denúncia é na área da saúde, justamente em um momento em que a população agoniza nas filas do SUS, em busca de atendimento. O vereador Aldair Guimarães apresentou no plenário da Câmara depoimento de uma moradora que, segundo ele, é “grave”, e confirma o uso de exames médicos com finalidade política.
Segundo denúncia do parlamentar, os pacientes procuram atendimento na rede pública e são orientados a procurarem o chefe de gabinete, conhecido como “Valtinho da Saúde”. “Ao meu ver a administração está criando dificuldades para vender soluções. Isso é um absurdo, pois as pessoas têm o direito de realizar os exames sem precisar dever favor a ninguém, muito menos a secretários, vereadores ou até mesmo ao próprio prefeito”, desabafou o vereador.
No áudio apresentado em plenário, uma servidora não identificada nega a nova marcação de exames a uma paciente, afirmando que “essas ressonâncias e tomografia é tudo vaga do Valtinho, não tem vaga nossa não, é gente que já tá marcada”.
Contra a transparência
Após a denúncia, os vereadores Aldair e Guimarães Guilherme do Depósito apresentaram um Projeto de Lei, para dar mais transparência à lista de espera de exames, procedimentos cirúrgicos e consultas, com a finalidade de impedir que a fila seja furada. A proposta foi reprovada, uma vez, que os vereadores da base do prefeito, Zé Ronaldo, Lúcio Madureira, Adelaide Siqueira, Barrāo, Cezinha e Chico da Venda votaram contra.