Vídeos e fotos compartilhados pelas redes sociais causaram grande revolta nos mateus-lemenses esta semana. As imagens mostram duas motoniveladoras, que foram repassadas ao município em mandatos passados, através de Plano de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Além das máquinas, vídeos mostram uma patrol, um rolo compactador e um caminhão completamente abandonados no pátio principal da Secretaria de Obras, situado à rua Maria Cristina de Faria, no terreno que faz fundo com a Câmara, no Centro.
A denúncia foi registrada e as imagens encaminhadas ao Jornal. Segundo alguns servidores os equipamentos estão sucateando e a intenção da prefeitura é leva-los a leilão. “Estas máquinas estão muito bem conservadas, precisando fazer manutenção. Mais dizem que vão levar a leilão, e enquanto isso, a prefeitura segue pagando aluguel caro de máquinas e caminhões”.
Segundo alguns servidores, o maquinário parado é passível de manutenção, mas que a Prefeitura prefere terceirizar o serviço de patrolamento e retroescavadeira. Os servidores ainda disseram que recursos para os pequenos reparos de máquinas foram cortados.
A reportagem também registrou que outra patrol e um caminhão de coleta de lixo, bem como outros veículos estão abandonados em um outro terreno situado à rua Domingos Alves da Silva, no quarteirão das ruas Hipólito José de Faria e Jorge José, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
Ferragens e entulhos
Outra situação considerada nos registros diz respeito ao acondicionamento de ferragens, chapas, restos de equipamentos hospitalares, entulho e muito material sem serventia no pátio principal da prefeitura, situado também à rua Maria Cristina de Faria. A reportagem tentou contato com a prefeitura para saber sobre as duas denúncias, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno.