Cidades da região terão que atualizar legislações de Ocupação do Solo e do Código de Obras para receber gasoduto

Presidentes das Câmaras de Juatuba e Mateus Leme afirmaram que irão buscar informações junto à GASMIG

0
390
gasmig

O projeto de expansão do gasoduto em Juatuba e Mateus Leme deve ser concluído em dois anos. O cronograma foi apresentado pela direção da Gasmig recentemente, e a obra prevê cerca de 300 km de rede com investimento de até R$ 780 milhões. O início das obras, chamada “Linha Tronco”, que vai atender o Centro-Oeste, deverá começar em julho deste ano, com a finalização prevista para agosto de 2025.

Em Divinópolis e Itaúna, a previsão é que as intervenções de expansão do gasoduto aconteçam de março de 2024 a agosto de 2025. A linha de transmissão atenderá, além de Juatuba e Mateus Leme, os municípios de Divinópolis, Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé e Itaúna. A chegada do gás para a indústria é fundamental. Segundo o vice-presidente da FIEMG Centro-Oeste Eduardo Soares, ele disse que a região tem uma indústria bastante diversificada e a nova fonte de energia vai atrair mais empresas.

Durante entrevista, Eduardo afirmou que o gasoduto é um dos eixos de desenvolvimento da região. Ele citou a importância da atualização de leis para impulsionar a ampliação de investimentos. Segundo ele, é importante que os municípios analisem as legislações referentes ao Uso e Ocupação de Solo e o Código de Obras e Posturas. As atualizações, segundo ele, vão permitir a expansão do setor da Construção Civil nos municípios.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme questionou os presidentes das Câmaras acerca das possíveis atualizações. Laécio do Silvestre e Chico da Venda, afirmaram que os poderes legislativos ainda não foram notificados pela Gasmig e nem provocados pelos prefeitos acerca de quaisquer atualizações na legislação. No entanto, os vereadores “encaminharão ofício à Companhia, questionando sobre as medidas a serem adotadas para o desenvolvimento e a instalação do gasoduto nas duas cidades, para que tudo ocorra dentro do cronograma”.