O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto que amplia os grupos considerados prioritários para receber a vacina contra o coronavírus. Entre os grupos incluídos estão as os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, que incluem profissionais atuantes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidades de acolhimentos e outras organizações que fazem parte da Política de Assistência Social.
O Conselho Municipal de Assistência Social de Juatuba recomendou à Prefeitura que realize a inclusão em caráter de urgência dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, no Plano Municipal de Contingência para vacinação contra a COVID-19.
A entidade considera no documento leis municipais, a Constituição Federal, a Lei Orgânica da Assistência Social, a Resolução CNAS, além de outros decretos que regulam o atendimento à população em estado de vulnerabilidade como atividades essenciais. “Estamos recomendando à Prefeitura que realize a inclusão dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social no Plano Municipal de Contingência para vacinação contra Covid-19”, explica Luana Resende Lopes dos Santos, Presidente do CMAS.