Com Ted como paraninfo dos alunos da Escola Elza, secretaria de Educação restringe homenagens na Formatura

0
390

Esta semana, o vereador Ted Saliba reclamou que a Secretaria de Educação proibiu cerca de 35 alunos da Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva, de fazer uma formatura nos moldes que os estudantes estavam organizando.

Ted relatou que os pais dos alunos foram pegos de surpresa após o anúncio da Secretaria de Educação, pois já estavam se programando para realizar o evento de formatura que seria custeado pelas famílias, já que a prefeitura não oferece estrutura e apoio para formatura das escolas municipais.

“Os alunos queriam fazer a formatura com a participação dos professores, mas a direção da instituição não havia informado a Secretaria de Educação. Eu acredito que quem estava como diretora era responsável pela escola e tinha total autonomia para decidir sobre isso. E inclusive a Escola Etelvina vai fazer a formatura lá no Zafira; a escola Alípio vai fazer aqui no plenário, e a Escola Elza havia conseguido marcar a formatura em um local escolhido pelos alunos”, contou Ted.

O vereador propôs um requerimento, que foi aprovado por unanimidade, questionando o real motivo da proibição de a escola Elza de Oliveira Saraiva não poder fazer a formatura.

“Eu realmente espero que essa formatura não tenha sido proibida por motivações políticas, já que eu sou um dos convidados e homenageados da turma. Se isso for retaliação ou perseguição política, é um absurdo, porque os alunos e pais fizeram sacrifícios durante o ano todo para juntar recursos para fazer a festa e já que a escola ou a prefeitura não tem condições, nada mais justo de deixar a idealização do evento a critério dos pais e dos alunos”, reiterou.

Pais confirmam que cerimônia foi autorizada sem agradecimentos

Nesta quinta-feira, 30, o pai de um aluno da escola Elza de Oliveira Saraiva entrou em contato com a reportagem e revelou que a Secretária de Educação fez uma reunião com os pais da turma que desejava fazer a formatura, autorizando a realização do evento. No entanto, a autorização segundo o pai do aluno, veio com restrições, proibindo homenagens e agradecimentos a quem ajudou na organização do evento.

O pai do aluno, que não quis se identificar por medo de retaliação, afirmou que a proibição foi feita porque um dos homenageados é o vereador Ted Saliba. “Tenho certeza que essa restrição foi feita por perseguição política ao vereador. Ele sempre ajudou a comunidade escolar e inclusive estava engajado na organização do evento, tanto que ele seria o ‘Paraninfo’ da turma. Juatuba está cada vez mais angustiante, eu nunca vi tanta perseguição política na minha vida”, disse revoltado.