Comale inaugura primeira unidade do “Mercadinho do Campo” em Igarapé 

0
235

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Mateus Leme e Região, Comale, inaugurou o Mercadinho do Campo na cidade de Igarapé, nesta a quarta-feira (17). O espaço funcionará na Rua Perina Venceslau do Prado, 1601, no bairro Bela Vista, das 8h às 18h. O novo empreendimento promete fortalecer a oferta de produtos hortifruti, processados e laticínios produzidos exclusivamente por associados da cooperativa. 

A iniciativa representa um novo capítulo para a COMALE, que desde sua fundação em 2013 tem se dedicado a promover o desenvolvimento sustentável e a comercialização de produtos da agricultura familiar. A cooperativa, composta por 290 famílias distribuídas em 35 municípios mineiros, tem se destacado como a principal fornecedora de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na região.

Gessika Franco, coordenadora da COMALE, enfatiza que o Mercadinho do Campo surge para suprir a necessidade de diversas camadas da sociedade, oferecendo produtos frescos e de qualidade, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local. “O mercadinho veio para atender todas as classes e todos os públicos, proporcionando acesso a alimentos saudáveis diretamente da fonte”, destaca Gessika.

Com seis colaboradores trabalhando diretamente no atendimento ao público, o novo espaço não apenas amplia a presença da COMALE no mercado varejista, mas também consolida a cooperação entre os produtores associados. Luciene Cândida, gerente da entidade, destaca o otimismo dos cooperados. “A expectativa é de crescimento contínuo, graças ao modelo de negócio que favorece a distribuição eficiente dos produtos da cooperativa”, revela. 

Filial em Mateus Leme

A história da Comale é marcada pelo apoio mútuo e pelo fortalecimento da agricultura familiar. Fundada com o incentivo da Emater e da Associação dos Agricultores Familiares de Mateus Leme, a cooperativa ganhou destaque não apenas pela variedade de produtos, que incluem mais de 150 itens entre hortifrúti e processados, mas também pela capacidade de organizar a logística de comercialização e conquistar novos mercados institucionais.

Fundada em 2013, em Mateus Leme, a entidade se deslocou para Belo Horizonte em 2017 e, hoje, a filial está situada na cidade de Igarapé. Em Mateus Leme, a cooperativa possui uma filial e o centro de distribuição na comunidade rural de Serra Azul, conhecido como “Galpão do Produtor”. Além da produção de hortaliças, frutas, legumes e verduras, a Comale tem em seu catálogo a produção e comercialização de leite pasteurizado tipo C e também de processados.