O Dia das Mães nunca deixará de ser especial, mas com toda certeza, em Juatuba e Mateus Leme será bem diferente da tradicional data comemorada no ano passado. As expectativas de recuperação econômica estimada para o mês ainda não se confirmaram e muitos segmentos continuam desanimados. Nesse cenário, cresce também a dúvida dos lojistas sobre como aproveitar a segunda melhor data do calendário, o Dia das Mães.
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme questionou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juatuba, CDL, a respeito da campanha de Dia das Mães e também dos namorados e a presidente da entidade, Nádya Amaral, confirmou que a “campanha de Dia das Mães não aconteceu este ano, porque a entidade não teve adesão suficiente para a iniciativa gerar retorno aos comerciantes”.
Porém, Nadya destacou que está tentando a adesão dos comerciantes à campanha do dia dos namorados, apesar do clima de desânimo. À reportagem, Nádya disse que falta diálogo entre os poderes executivo, legislativo e a CDL e que isso tem prejudicado o desenvolvimento comercial da cidade. “A falta de diálogo dos poderes com a CDL e também a ausência de investimento no município, tem desanimado bastante os comerciantes locais. É preciso melhorar urgente”.
A reportagem entrou em contato também com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Mateus Leme e, em nota, a entidade afirmou que, pelo segundo ano consecutivo, a campanha de Dia das Mães também não foi feita devido à falta de adesão dos comércios, mas que já está preparando uma grande campanha de Natal para o fim do ano.
“Já estamos em conversa com a diretoria da Aciaps para alinhamento da megacampanha de Natal. A proposta inicial é trazer muitos atrativos para os comércios filiados à entidade no final do ano. A tendência é que comércio volte a aquecer nos próximos meses e que os consumidores possam comprar mais no comércio local”, confirma o gerente da Aciaps, Jean Augusto.
Comerciantes desanimados
A reportagem entrou em contato com proprietários de lojas para saber como está o clima do comércio e, segundo a maioria dos empresários, principalmente do setor de roupas, acessórios e calçados, a piora dos indicadores econômicos, como a inflação e o aumento do desemprego, estão entre os fatores que estão prejudicando o desempenho do comércio neste mês de maio. Outros comerciantes afirmaram que os reflexos da pandemia são sentidos até hoje, já que o consumo em lojas diminuiu e deu margem para as compras online.
“Os setores que permanecem aquecidos são somente os de gastos essenciais, principalmente com alimentos e necessidades do cotidiano. O povo está preocupado em comer bem, o restante fica em segundo plano, o que tem prejudicado outras áreas como o setor de acessórios”, disse o proprietário de uma rede de supermercado.
Restaurantes “podem ter movimento”
Por outro lado, os restaurantes de Juatuba e Mateus Leme devem ter um dia cheio neste próximo domingo (14), Dia das Mães. De acordo com proprietários de restaurantes, a data é uma das significativas para os estabelecimentos ao longo do ano. E, para quem pensou em reservar uma mesa, pode ser tarde. Boa parte dos restaurantes já não tem vagas de reserva, segundo os próprios empresários.
Mateus Leme terá horário especial para Dia das Mães
O comércio de Mateus Leme funcionará em horário especial para as compras do Dia das Mães. Segundo o Gerente da Aciaps, Jean Augusto, as lojas estão autorizadas a funcionar neste sábado, 13, com horário estendido das 9h até às 16h, para garantir que os consumidores tenham tempo suficiente para escolher o presente perfeito para as mamães. A Aciaps pontuou que a abertura neste horário é garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho, que reúne as regras trabalhistas acordadas entre os comércios e a entidade.