Conclave: Fumaça preta, votação continuará nesta quinta 8 de maio

0
38

A primeira votação do conclave para a escolha do novo Papa, realizada nesta quarta-feira, 7 de maio, no Vaticano, não resultou na eleição do novo líder da Igreja Católica. A fumaça preta, o sinal esperado para indicar a ausência de um consenso entre os cardeais eleitores, emanou da chaminé da Capela Sistina, confirmando que nenhum dos candidatos alcançou a maioria de dois terços dos votos necessária para ascender ao papado.

Os 133 cardeais de diferentes partes do mundo, reunidos em oração e deliberação na Capela Sistina, darão continuidade ao processo eleitoral na quinta-feira, 8 de maio. A expectativa é de que até quatro votações possam ocorrer ao longo do dia, seguindo o protocolo estabelecido para o conclave. As votações prosseguirão diariamente até que um nome obtenha o apoio da maioria qualificada dos cardeais, sinalizado pela emissão da aguardada fumaça branca, que anunciará ao mundo o “Habemus Papam”. O sigilo e a atmosfera de oração que envolvem o conclave visam assegurar a liberdade de escolha dos cardeais neste momento crucial para a Igreja Católica.

Abaixo estão os horários de Brasília. Eles podem sofrer alterações, dependendo de quanto durarem os ritos e as votações em si.

Quinta-feira (8)

  • 5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
  • 12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
  • 14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé

Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.