Congresso Mineiro de Municípios contará com a exposição “Brumadinho de Braços Abertos”

0
212

O Expominas, em Belo Horizonte, recebe nos próximos dias 9 e 10 de maio, a exposição “Brumadinho de Braços Abertos”, que integra a programação do 38° Congresso Mineiro de Municípios. Além dos representantes de Juatuba e Mateus Leme, o congresso espera receber, representantes das outras 851 cidades mineiras.

Inspirada em livro homônimo lançado em 2022, a mostra reúne grandes painéis com imagens da cidade, algumas captadas pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, também responsável pelas fotos do acervo e das obras de seu avô, Oscar Niemeyer. A exposição conta com fotografias do arquivo da prefeitura de Brumadinho.

O objetivo é divulgar as riquezas culturais e naturais do município e impulsionar o turismo na região, que se recupera após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019.

A exposição contará com 50 painéis que registram a exuberante natureza local e destacam os conjuntos paisagísticos considerados patrimônios históricos, as construções seculares, as manifestações culturais, os espaços para a prática de esportes radicais e a atividade de mineração.

Essas imagens estão circulando pelo país para mostrar a vocação turística do município. A mostra já passou por Belo Horizonte (Aeroporto de Confins), Brumadinho, Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont), Brasília (Congresso Nacional) e São Paulo (Aeroporto de Congonhas), e ainda será exibida em Salvador e Porto Alegre.

Brumadinho de Braços Abertos é realizada pela Eshow, com o apoio da prefeitura de Brumadinho e do Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo.

Durante a mostra, parentes das vítimas do rompimento da barragem da Vale vão distribuir folders sobre a cidade e também sobre o trabalho da Associação.