Uma brincadeira que originou Os Sujões
Tudo começou em 1.990, a partir de uma brincadeira entre amigos, que se juntaram e saíram pelas ruas de Mateus Leme sujos de lama e batendo latas velhas. A diversão acabou se transformando em tradição. Com isso, o bloco ficou muito conhecido, e o prefeito Roberto de Melo Pinheiro, fez o convite para formar uma bateria para desfilar. Os Sujões se formalizaram como bloco caricato no início de 2011, quando começaram a desfilar no carnaval de Mateus Leme.
Com o tema “Baile de Máscaras” esse ano a agremiação vai trazer de volta, após os dois anos sem a festa, a verdadeira magia do carnaval. O grupo promete mostrar na avenida o mundo mágico dos bailes antigos e desfilará com personagens clássicos e muitas fantasias.
Segundo a diretoria do bloco, o desfile ocorrerá no domingo e terça de carnaval, com a bateria tocando da porta da Laborbráz, até a frente da Prefeitura. A agremiação contará com alas, bateria e casal de mestre sala e porta bandeira.
De acordo com Nilza Maria Soares, uma das diretoras da agremiação, a iniciativa da prefeitura em destinar um recurso para a manutenção dos blocos é válida, já que os integrantes não recebem pela apresentação e toda renda arrecadada, é destinada aos custos do desfile. “Essa foi uma ótima iniciativa da prefeitura e o valor esse ano foi maior, o que vai possibilitar adquirir os abadás, instrumentos e fantasias, tudo para fazer uma festa muito bonita”, pontua.
Os abadás já estão disponíveis para venda com os integrantes da diretoria do bloco. Os interessados devem entrar em contato com Nilza pelo telefone: (31) 9 9904-8478. Os Sujões marcaram ensaio para este domingo, 05, às 14h, na Praça de São Sebastião, no distrito de Azurita.
Parô Pirô traz o tema “A volta do Carnaval alegria e não ao preconceito
De acordo com o historiador e integrante do Parô Pirô, Cláudio Márcio da Silva, o bloco começou em 1.998, com a iniciativa do hoje patrono, Marino klinger. A ideia inicial era desfilar atrás de um trio elétrico, no estilo Bahia, e o trajeto seria do bar do Osvaldo até a praça da Matriz de Santo Antônio. Desde o primeiro desfile, que aconteceu em 1.998, o bloco faz a alegria não apenas dos mateus-lemenses, mas de diversos munícipios vizinhos, com participações nas cidades de Itaúna, BH em 2019, e vários eventos particulares. O objetivo do Parô Pirô sempre foi fazer a alegria dos foliões da cidade e dos turistas que prestigiam o carnaval de Mateus Leme.
De acordo com a diretoria do bloco, este ano a programação será recheada de atrações, contando com o circuito tradicional, com concentração em frente ao “Império das Embalagens”. A agremiação vai desfiar no sábado, 18, e na segunda-feira, 20, às 20h.
O tema do Parô Pirô neste ano será “A volta do Carnaval, alegria e não ao preconceito”. O bloco contará com diversos ritmistas e sairá com abadás nas cores da bandeira tradicional de 1.998.
O patrono do bloco, Marino klinger Silva, destaca a importância dos recursos que são sendo destinados pela prefeitura para a realização de uma festa tradicional, segura e familiar. “Mesmo sabendo das dificuldades para se fazer um bom trabalho, todo recurso é bem-vindo! Agradecemos sempre a força da família Parô Pirô, e também aos nossos patrocinadores e colaboradores”, pontua.
Ôh Carlão é o bloco da Banda Municipal que homenageia nomes ilustres
Talvez esse seja o primeiro bloco de Minas Gerais, ou até mesmo do país que não tenha um nome fixo. A cada carnaval em Mateus Leme, um grupo de amigos que compõem a Banda Municipal de Mateus Leme faz uma homenagem a alguém que marcou a história da centenária instituição.
Os “pioneiros” dessa formação do bloco, eram os próprios integrantes da Banda Municipal em 2011. A ideia surgiu com o ensaio de algumas marchinhas de forma voluntária, visto que o projeto e os ensaios da Banda sempre retornavam em meados de março ou início de abril.
Em 2011, a agremiação ganhou o nome de “Bloco Quem sabe, sabe…”, uma alegoria à famosa marchinha de carnaval. No ano seguinte, o grupo decidiu homenagear o saudoso maestro o Sr. Chico Careca, nomeando o bloco de “Charanga Chico Careca”. Hoje, a essência do bloco continua sendo a Banda Municipal, mas conta com a participação de músicos externos que agregam ainda mais os desfiles.
O enredo tema deste ano, homenageia o notório saxofonista Carlos Antônio, apelidado pelo grupo carinhosamente de “CARLÃO”. O nome do bloco remete e homenageia uma das figuras mais emblemáticas da história da Banda Municipal de Mateus Leme. A homenagem segundo o grupo, é uma forma de agradecimento aos serviços prestados à banda, não somente como músico, mas como presidente e em outros cargos do corpo diretor.
Os abadás sempre se destacam pelas caricaturas dos homenageados, e esse ano não será diferente, contando ainda com o famoso bordão “ÔH CARLÃO!”, que é usado pelos membros da Banda, em forma de brincadeira, para festejar a chegada do músico aos ensaios e apresentações.
De acordo como os jovens Lucas Ferreira, Suéllen Oliveira e Paulo Rocha, coordenadores da agremiação este ano, o circuito sairá da Rua Miguel Alves Diniz, em frente ao restaurante Kayro’s, e descerá a rua em direção ao fórum, fazendo a conversão para Avenida Getúlio Vargas, terminando o desfile atrás da Matriz de Santo Antônio. O bloco vai desfilar na terça-feira, 21, na matinê e à noite, com horários ainda a serem definidos.
A diretoria do bloco destacou em nota que o incentivo oferecido pela prefeitura evidencia a valorização dos músicos locais pela atual gestão. “Um grande incentivo para arcamos com os custos do desfile, mostrando que a atual gestão se preocupa e incentiva a tradição carnavalesca, promovendo uma festa para nós, feita por nós mesmos”, afirma a nota.