As recentes contratações realizadas pela Câmara de Juatuba têm gerado protestos entre moradores da cidade. Foram nomeados seis recepcionistas, três auxiliares de serviços gerais e administrativos, além de um assessor especial e um coordenador de manutenção. Estes dois últimos cargos, segundo informações oficiais, estão lotados diretamente no gabinete da presidência.
A justificativa para essas contratações, apresentada pelo presidente da Câmara, Jurandir dos Santos, em conversa com a nossa reportagem em maio – quando a proposta de contratações estava sendo aprovada – é de que os novos servidores substituem os serviços que antes eram prestados por uma empresa terceirizada, cujo contrato foi encerrado. Segundo Jurandir, a medida representaria economia aos cofres públicos. Contudo, a população não vê dessa forma.
A principal crítica gira em torno da quantidade de recepcionistas contratadas. Para os moradores, seis profissionais para essa função é um número exagerado. “Se precisa de recepcionista, dois cargos atenderiam à demanda. Uma pra cada local”, argumenta o cuidador de idosos e líder comunitário, Natanael Fernandes, referindo-se aos dois pontos onde funcionam os gabinetes da Câmara — um localizado no prédio do fórum, onde acontecem as reuniões e está a presidência, e outro na Avenida Tanus Salibas.
A insatisfação se espalhou rapidamente por grupos de mensagens. “Qual a necessidade de seis recepcionistas?”, questionou uma moradora, que ainda lembrou que a promessa do presidente da Câmara era de conter gastos. “O Jura da picanha não havia falado que iria fazer economia? Que economia é essa?”, disparou.
Outra comentou: “Oferecem emprego agora em troca de apoio futuro”, afirmou.
Outro ponto criticado foi o volume de nomeações. “A Câmara tem dois ou três anexos de tanto funcionário. Pelo jeito, terão que alugar outro espaço”, ironizou outro morador.
Procurado novamente pela nossa reportagem, o presidente Jurandir dos Santos não respondeu sobre a necessidade de contratação de seis recepcionistas para uma Câmara com apenas duas portarias.






