Copa do Mundo: Cemig proíbe instalação de ornamentações em estruturas da rede elétrica

0
248
(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press )

Em Juatuba e Mateus Leme já pode-se ver que tanto a população quanto os comércios começaram a enfeitar as ruas das cidades para o evento esportivo mais importante do mundo, mas é preciso máximo cuidado para não causar acidentes e estragar a festa.

A menos de um mês para o início da Copa do Mundo FIFA 2022, a Cemig dá um alerta importante à população: “é proibido instalar quaisquer objetos e itens de decoração em postes e outros componentes da rede elétrica, ​incluindo os padrões de energia das residências, pois o risco de acidentes é muito grande”.

Nos últimos dias, a companhia intensificou a fiscalização dentro de suas ações de prevenção para a segurança da população. Dessa forma, equipes da empresa já começaram a identificar ornamentações em estruturas que comportam a rede elétrica de até 13,8 mil volts em sua área de concessão, um tipo de ação que não deve ser praticada e que pode causar acidentes gravíssimos.

No mês passado, um caso ganhou repercussão após moradores instalarem uma decoração na rua Francisco Bicalho, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, fazendo algumas amarrações nos postes da Cemig. Técnicos da empresa estiveram no local e, em comum acordo com os organizadores, encontraram uma solução alternativa para a manutenção dos enfeites sem utilização das estruturas da companhia e eliminando os riscos elétricos para a população.

João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, acompanhou o caso de perto e afirma que a empresa atua rotineiramente em relação a esses cuidados com a população.

“As orientações da companhia são fundamentais para que sejam evitados acidentes com a eletricidade, que podem ocorrer no momento de instalação ou da retirada dos enfeites, ou até mesmo o lançamento desses componentes contra o cabeamento de energia em função da força do vento​, fenômeno característico neste período chuvoso que se inicia. Queremos que todos comemorem, brinquem e se divirtam, mas com segurança e sem correr riscos”, salienta o gerente da companhia.

Ainda de acordo com João José Magalhães Soares, as únicas empresas que podem utilizar a infraestruturas dos postes de energia são as de telefonia, internet e TV a cabo que possuem convênio de compartilhamentos com a companhia.

Sendo assim, a Cemig reforça que não há permissão para instalação de quaisquer equipamentos, objetos ou materiais que não sejam aqueles para operação da rede de distribuição ou especificados nas resoluções do setor elétrico, telecomunicações e processamento de dados, salvo o caso excepcional das placas de sinalização de trânsito

Locais proibidos

A Companhia alerta que em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia, jamais podem ser afixados nos postes, ​braços de iluminação pública​ e nunca fixados com arames metálicos, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico. Além do risco de choque elétrico, existe o risco de queda por altura durante a afixação dos enfeites e isto pode ser fatal.

É preciso também máxima atenção em relação à trios elétricos e outros veículos com altura superior à normal, pois a colisão com cabos instalados nas estruturas pode causar o rompimento da fiação e até o colapso dos postes, causando acidentes graves e falta de energia. Em casos de acidente envolvendo redes elétricas, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116 – que funciona 24 horas por dia, e aguarde a chegada dos técnicos especializados da Cemig. Além da Cemig, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM é 190.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + 14 =