Creche em Francelinos será entregue em dois anos pela metade do valor previsto pela Vale

0
227

O prefeito de Juatuba, Ted Saliba, anunciou ontem (17), a construção de uma nova creche no distrito de Francelinos, com previsão de conclusão em dois anos. A obra será realizada com recursos do acordo da Vale, destinado à educação, e deve custar menos da metade do valor proposto anteriormente.

O anúncio foi feito nas redes sociais e Ted explicou que o projeto foi reformulado após a atual gestão considerar o orçamento original, apresentado pela Vale, como “inaceitável”. Segundo o prefeito, a proposta inicial previa R$ 19 milhões e quatro anos de prazo para a conclusão da obra. “Fizemos uma contraproposta da Prefeitura e o resultado é que vamos construir a creche em Francelinos, moderna, com mais de 1.500 metros quadrados, por menos da metade do valor e com entrega em dois anos”, afirmou.

O novo projeto prevê uma estrutura ampla e moderna, com salas de aula climatizadas, playground com piso emborrachado e ambientes adaptados para educação infantil. Além disso, o prefeito explicou que a economia obtida com a revisão dos custos permitirá destinar parte do recurso restante para a elaboração do projeto e construção da creche do bairro Cidade Satélite.  

A construção da creche representa também uma reparação esperada pela comunidade de Francelinos. O distrito havia sido contemplado originalmente com a obra, mas durante a gestão anterior o projeto foi transferido para o bairro Cidade Satélite, sob o argumento de que não havia terreno disponível na localidade. Em vez de iniciar a construção, a administração passada optou por alugar um imóvel improvisado para atender as crianças, com um custo mensal de R$ 11 mil aos cofres públicos.

Segundo o atual governo, a decisão de adiar a obra e manter o aluguel acabou onerando os recursos do município e atrasando um benefício essencial para a população. “Hoje temos um aluguel caro, herdado pela antiga gestão e agora vai ter obra de qualidade para nossa gente de Francelinos”, destacou o prefeito.

Nas redes sociais, o anúncio foi recebido com entusiasmo pelos moradores. “Graças a Deus que nessa gestão essa creche vai sair do papel”, comentou um morador. Outro internauta escreveu: “Juatuba pode mais, basta ter um governante com respeito pela população.” Houve também quem questionasse a antiga gestão: “Por que os vereadores da época não viram isso?”, perguntou uma seguidora.

Entre os comentários, moradores de outras regiões aproveitaram para pedir novas obras. “E para o bairro Boa Vista, tem algum projeto de creche? A antiga gestão também não fez nada por nós, só alugou uma casa sem estrutura adequada”, escreveu uma moradora.