O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta semana que “se tratar de um golpe as recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida online, por causa da pandemia”.
Durante a ligação os criminosos falam todos os dados pessoais e enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. Em Juatuba e Mateus Leme alguns leitores confirmaram ter recebido a ligação e pontuaram que “a pessoa que fala do outro lado da linha é muito segura, como se fosse um atendente”. Embora tenham recebido, as pessoas afirmam não ter caído no golpe.
O INSS afirmou em nota que quem receber a ligação deve desligar imediatamente o telefone e não deve fornecer nenhuma informação. “O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo”, completou órgão.
Como o contato é feito
O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas. O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.