No último final de semana, teve início em Mateus Leme o curso de Iniciação à Gestão Cultural do Observatório da Diversidade Cultural. As oficinas gratuitas seguem até o dia 9 de setembro e ainda dá tempo de se inscrever. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a iniciativa é voltada para agentes e instituições culturais que pretendem melhorar e ampliar a sua estrutura de atuação na área.
Nas aulas, serão debatidos aspectos teóricos e práticos sobre trabalho colaborativo e em rede; mediação e públicos de cultura; políticas culturais no Brasil; alternativas de financiamento à cultura; e gestão de projetos culturais e produção cultural na prática. Ao todo, serão 80 horas-aula de carga horária, e os participantes com 75% de frequência receberão certificado.
Também serão disponibilizados materiais de apoio sem custo. As aulas ocorrem todo sábado, de 9h30 às 12h30 e 13h30 às 16h30, na Sede do Projeto Servir, situada à rua Miguel Alves da Silva, 890, centro, Mateus Leme. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site do Observatório da Diversidade Cultural.