Dados do Caged mostram menos demissões em Juatuba e Mateus Leme

0
449

Os reflexos da pandemia na economia ainda estão longe de acabar e um dos pontos de maior preocupação durante o período mais crítico, entre 2020 e 2021 foi o fechamento de empresas e demissões. No entanto, a fase sombria em Juatuba e Mateus Leme parece estar passando.

Juatuba vem perdendo postos de trabalho desde junho de 2021 e os dados mais recentes do Caged, mostram queda mês a mês. Se em Juatuba a situação do setor industrial não era promissora, em Mateus Leme o cenário também assustava.

A boa notícia veio com os números do primeiro trimestre que mostram melhora crescente na geração de empregos nos dois municípios. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, plataforma oficial do Ministério do Trabalho, apontam que Juatuba registrou em janeiro um saldo positivo de 37 empregos, em fevereiro mais 191 postos de trabalho, e em março, último mês de registro, 225 postos positivos. Mateus Leme tinha em janeiro um saldo negativo de 44 postos de trabalho, em fevereiro um saldo negativo de seis e em março uma leve recuperação de 139 postos de trabalho positivos.

Preocupação com recaída

Na última reunião da Câmara de Juatuba, o presidente, Ted Saliba voltou a expressar preocupação com relação à regularização do terreno da pertencente a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Codemig, localizado próximo à empresa PROMA, no sentido do Bairro Boa Vista, que foi repassado ao município para a construção do Novo Distrito Industrial. Em contrapartida, o município se comprometeu a realizar obras de infraestrutura, como a instalação de rede de esgoto, água e energia, captação pluvial e asfaltamento do entorno, no entanto, até agora as obras não começaram. “Eu continuo com receio quanto à morosidade para a regularização e intervenções do loteamento. Uma empresa já perdeu o interesse de investir no município no mês passado. Recentemente, trouxemos outra, com projeção de gerar em média 100 empregos, mas os empresários continuam aguardando. O meu medo é que partam para municípios vizinhos”, alertou.

Batata continua tentando

Em Mateus Leme, o também presidente do legislativo, Wellington Batata, está apostando na instalação da Clear Indústria de Papéis no município, que poderia gerar cerca de 100 novos empregos diretos nos próximos meses. Segundo Batata, as negociações com a empresa continuam e, nos últimos dias, foram intensificados outros contatos de empreendimentos interessados em investir e expandir os negócios no município. “A Clear trabalha com a fabricação de papel A4 e higiênico e a maioria dos postos de trabalho serão para trabalhadores do sexo feminino. O prefeito colocou à disposição dois terrenos para a escolha da empresa: um na região de Araçás, mais precisamente no bairro Ville Saint Louis, e a outra opção é no Distrito de Azurita”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 2 =