Defesa Civil vistoria córrego Tinoco após denúncia de contaminação pela Gasmig

0
70

A Defesa Civil de Juatuba realizou, esta semana, vistoria no córrego dos Tinoco, no Bairro Vila Vern, após denúncia de descarte irregular de resíduos e possível contaminação da água. A inspeção ocorreu na Rua Três e áreas adjacentes, onde a equipe técnica avaliou as condições ambientais do local.

A denúncia sobre a contaminação foi feita por moradores da região que alegam que o córrego teria sido contaminado por produtos utilizados durante a perfuração para a construção do gasoduto, realizado pela Gasmig.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio César Teixeira, visualmente, não foram identificados indícios de contaminação no curso d’água.

O relatório também mostrou que a água da chuva está sendo despejada no local de maneira inadequada, sem equipamentos que controlem sua força e velocidade, como reservatórios que segurem o excesso de água ou estruturas em degraus que ajudem a desacelerar o fluxo. Sem esses mecanismos, a água desce com muita força, desgastando o solo.

“Isso tem gerado um aumento do fluxo hídrico, assoreando o leito do córrego, o que pode levar a desmoronamentos e à perda da vegetação ciliar”, explica o coordenador.

Outro problema identificado foi o início de um processo erosivo no talude de divisa com a BR-262, com desprendimento do solo e risco de infiltração na rede de drenagem. A Defesa Civil orienta medidas corretivas para evitar que os danos se agravem.