“Desassoreamento do Ribeirão Serra Azul não sai do papel”

0
409

Historicamente, o trimestre novembro a janeiro costuma ser o mais chuvoso do ano e, com a proximidade da data, os Juatubenses que moram próximos ao Rio Paraopeba e aos Ribeirões Serra Azul e Mateus Leme, temem passar novamente por sufoco com as enchentes. Em janeiro passado, o transbordamento do Ribeirão Serra Azul fez com que a água chegasse a 1,40 de altura nas residências ribeirinhas. Diversas pessoas perderam móveis, eletrodomésticos e tiveram suas casas destruídas.

Sete meses se passaram, já está chegando novamente a temporada de chuvas e, até o momento, os atingidos pelas últimas enchentes continuam desamparados pelo poder público. Dentre os pedidos, poucos foram atendidos efetivamente com aluguel social, cestas básicas e um pequeno auxílio.

O assunto é tema recorrente nas reuniões da câmara que, por diversas vezes, encaminhou ao executivo pedido de obras e intervenções preventivas. Esta semana, os vereadores cobraram o desassoreamento dos Ribeirões Serra Azul e Mateus Leme. Segundo os parlamentares, os requerimentos foram encaminhados há mais de cinco meses e até o momento, sequer foram respondidos pela prefeitura.

“Daqui a pouco as chuvas estão de volta, as enchentes deixam nossa comunidade a mercê e nada foi feito. Precisamos que o desassoreamento seja feito urgente, pois a obra pode evitar novas situações como a do início do ano”, disse o vereador Messias Leão.

“Esse requerimento nem é um pedido de obras, é apenas uma limpeza com a draga. Será mesmo que podemos esperar mais prejuízos”, indagou o presidente da câmara, Ted Saliba. O líder do governo, Jurandir dos Santos, garantiu que o processo de contratação da empresa que vai realizar “a limpeza e desassoreamento do Ribeirão Serra Azul já foi finalizado e que, em breve, serão iniciados os trabalhos”.

Esgoto nos Ribeirões

Lixo nas ruas, entupindo bocas de lobo, esgoto correndo a céu aberto e chegando aos cursos de água e fossas transbordando, são problemas crônicos de Juatuba, que até hoje não foram resolvidos pelo poder público e muito menos pela Copasa.

Nesta semana o Jornal de Juatuba e Mateus recebeu outra denúncia mostrando um esgoto transbordando na altura da rua João Pinheiro, em Francelinos. Segundo os moradores, desta vez, o esgoto está sendo lançado diretamente no Rio Paraopeba, fato que pode ser comprovado através de um vídeo encaminhado à reportagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × dois =