Mais que uma data, o Dia Internacional de Mulher em 8 de março é a simbologia de uma luta que dura há décadas e que coloca a questão de gênero como fator fundamental para mostrar as conquistas das mulheres, forjadas no dia a dia, desde que uma delas decidiu pela primeira vez não aceitar a submissão apenas por questão de sexo e demonstrar seu potencial naquilo que faz.
O dia 8 de março é uma data muito mais de reflexão do que já foi feito e do que ainda está por vir, principalmente com relação à luta contra violência às mulheres e, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, Juatuba registrou 17 ocorrências nos dois últimos anos.
Para marcar a data, a luta contra a violência e também para oferecer atendimento e proteção às mulheres, a Polícia Civil anunciou a inauguração da primeira Delegacia Especializada da Mulher em Juatuba.
A administração municipal garantiu o pagamento do aluguel da nova Delegacia pelo período de 24 meses e o imóvel que é de propriedade de José de Freitas Faleiro foi contratado por R$ 84 mil, que serão pagos em 24 mensalidades de R$ 3.500.
Esta semana, o presidente da Câmara, Laécio do Silvestre, anunciou que a nova Delegacia será inaugurada no dia 8 de março, justamente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Confirmou ainda que a cerimônia de inauguração ocorrerá a partir das 9h30, no endereço da delegacia que fica situada à Rua Mário Teixeira, 450, no Bairro Varginha.
No mesmo dia, a Câmara de Juatuba vai promover a partir das 17h um encontro especial para as mulheres do município. O evento, que será realizado no antigo prédio da Faculdade J Andrade, na Avenida Tânus Saliba, contará com palestras motivacionais, música ao vivo e um lanche especial para as mulheres.