A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma das formas de violação dos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil trabalham para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.
Desde o dia 25 de novembro quando foi comemorado o dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres teve início a campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres. O fim da campanha, no próximo dia 10, coincide com a Proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em Juatuba, o grupo de ciclismo “Divas da estrada”, em parceria com a Secretaria de Assistência Social organizou uma programação especial na Praça dos Três Poderes para conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra mulheres e propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.
De acordo com os organizadores da ação estão sendo feitas palestras nas Unidades de Saúde, oportunidade que puderam ser realizados acolhimentos no CREAS de diversas mulheres que foram vítimas de violência. Durante a semana, aconteceu um passeio ciclístico, um café e a distribuição de panfletos para as mulheres na região central do município.