Drones contra Aedes: municípios vão receber tecnologia de combate à dengue

0
216

Juatuba e Mateus Leme participaram do encontro com a equipe da Aero Engenharia para lançamento do Techdengue, treinamento com o objetivo de preparar as cidades para receber uma nova tecnologia de combate à dengue.

Realizado por meio da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba, o encontro é deu início às atividades relacionadas à Resolução da secretaria de Estado da Saúde que garante recursos aos municípios até dezembro de 2025 e visa fortalecer o combate ao Aedes aegypti por meio do uso de drones. O investimento do Governo de Minas, no valor de R$30,5 milhões anuais, permite que municípios e consórcios intermunicipais de saúde contratem empresas especializadas nesse tipo de operação.

Os drones são utilizados para mapear áreas de risco e aplicar larvicidas biológicos em focos de difícil acesso, complementando o trabalho das equipes de zoonoses. Essa parceria entre órgãos públicos, consórcios e empresas especializadas demonstra um esforço conjunto para adotar novas tecnologias e estratégias inovadoras no combate ao Aedes aegypti e outras arboviroses, visando a proteção da saúde da população.

O diretor de operações da Aero Engenharia, Renato Mafra, enfatiza a necessidade de novas estratégias no combate ao Aedes aegypti. “O Techdengue é a maior solução do Brasil para tratamento e profilaxia de forma completamente remota, utilizando drones acoplados por dispensers.

Esses dispositivos têm a capacidade de tratar quase um ponto de possível reprodução do mosquito por minuto, o que permite alcançar áreas de difícil acesso para os agentes de endemias e aumentar a eficácia do processo. Os drones, equipados com tecnologia exclusiva e patenteada, conseguem dispersar larvicida em locais de risco, alcançando um índice de assertividade superior a 95%”, destaca.