Mateus Leme recebeu um importante reconhecimento nacional ao conquistar o Selo de Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, um programa do governo federal voltado à garantia da alfabetização de crianças até o segundo ano do ensino fundamental. A premiação, realizada em Brasília destacou os esforços dos municípios no cumprimento das diretrizes da iniciativa.
Segundo a Secretária de Educação, Fátima Gaia, o reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo que vem sendo realizado no município que obteve 92 pontos na avaliação do programa. “Dentro desse edital, havia 10 ações que tinham que ser feitas em prol da alfabetização, de forma ampla, trabalhando a equidade, a diversidade, os direitos e Mateus Leme executou nove”, explica a secretária.
Dentre as ações, destacam-se iniciativas voltadas para a equidade racial no aprendizado, fornecimento de uniformes e materiais escolares adequados, bem como melhorias na infraestrutura das escolas.
Estrutura física
Atualmente, Mateus Leme conta com duas creches, uma delas inaugurada este ano no Anexo da Escola Municipal Judith Abreu Oliveira. Além disso, a construção de mais duas unidades já foi iniciada, uma no bairro Bom Jesus e outra no Centro, com previsão de inauguração no início de 2026. A rede municipal atende um total de 267 alunos na creche, 909 na pré-escola, 2.499 nos anos iniciais do ensino fundamental, 2.149 nos anos finais e 140 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Fátima Gaia também detalha os avanços no orçamento da Educação que, neste ano, deve saltar de R$ 56 milhões para R$ 63 milhões. Essa previsão só é possível graças aos recursos que o município deve receber como resultado do bom desempenho em indicadores como IDEB e SAEB, que garantem a captação de verbas complementares como VAAT, VAAR e VAAF do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Principais avanços da gestão
De acordo com Fátima Gaia, a educação municipal tem sido uma das prioridades da gestão do prefeito Dr. Renilton Coelho. Além das reformas e melhorias na infraestrutura escolar, a prefeitura tem investido na alimentação dos alunos. “Hoje os alunos têm fruta na merenda até cinco vezes por semana”, destaca.
Outro avanço significativo foi a ampliação do ensino em tempo integral. “Implantamos o tempo integral 100% em duas escolas na zona rural”, explica a secretária, salientando que a modernização do transporte escolar também foi um ponto alto, com a contratação de veículos, instalação de câmeras de segurança e a garantia de que todas as crianças viajem sentadas. “Atualmente, são 68 veículos atendendo 100% a Educação”, explica.
Segundo ela, a gestão também tem investido no reforço pedagógico para alunos com dificuldades de aprendizado. “Atualmente temos o plano de intervenção pedagógica que disponibiliza atividade complementar de reforço para as crianças que estão com baixo desempenho escolar”, diz.
Outro marco foi a criação do Núcleo de Atendimento à Educação Especial (NAE), que conta com profissionais efetivos, como psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e fonoaudiólogos, oferecendo suporte especializado para alunos com necessidades específicas.
Valorização profissional
No quesito valorização profissional, a Secretária de Educação revela que foram nomeados mais de 110 servidores aprovados no concurso público de 2019. “Zeramos a fila de espera para professor de aulas iniciais, auxiliar de secretaria e pedagogo”.
Com o crescimento da demanda por vagas na educação infantil, a gestão também ampliou o atendimento. “Antes, atendíamos 103 crianças de três anos. Hoje, atendemos quase 300”, afirma a secretária. Além disso, todas as escolas com educação infantil receberam parquinhos, totalizando 12 playgrounds instalados.
O município também tem desenvolvido projetos pedagógicos voltados à prevenção do bullying e da violência, além de uma parceria com o governo de Minas Gerais para formação de estudantes com consciência ambiental. “Já formamos quase 300 crianças do quinto ano nesse programa”, salienta Fátima Gaia.
Outra importante realização foi a construção da Escola Municipal Eid Nogueira Fares. “O recurso já tinha sido disponibilizado na gestão anterior à do Dr. Renilton, mas as obras não foram iniciadas. Começamos do zero e concluímos esta unidade escolar em dois anos e meio”, diz.
Para o futuro, a secretária lembra que a prioridade é ampliar ainda mais o ensino em tempo integral. “Começamos em 2024 com 168 crianças contempladas e, este ano, vamos atender 226 “, informa.
Fátima lembra ainda que a infraestrutura escolar continuará em expansão, com a construção de três novas escolas e duas creches que vão contemplar os distritos de Azurita e Serra Azul, além dos bairros Planalto e Imperatriz. “A previsão é que as escolas fiquem prontas em fevereiro de 2026”, conclui a secretária.
Entre as ações da secretaria, Fátima cita a regularização do AVCB (Autorização do Corpo de Bombeiros) em todas as escolas e reformas em quatro unidades, duas a serem concluídas até junho. “Nossas escolas não estavam dentro dos padrões, mas estamos mudando isso”, diz.
Além disso, a pasta adquiriu mobiliário novo para a SEMED, geladeiras industriais, fogões e kits de cozinha para as escolas, além de 1.400 tablets para alunos. A próxima etapa inclui a compra de livros literários para todas as séries.

IDEB
A Secretaria de Educação destaca que a pasta está adotando uma série de medidas inovadoras para melhorar o desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dentre elas, o aprimoramento do sistema de avaliações para monitorar o desenvolvimento dos estudantes. Neste ano, no entanto, uma novidade está sendo implementada: em vez de semestral, as avaliações serão mensais. “Agora, vamos avaliar mês a mês o desenvolvimento das crianças, com gráficos que nos permitirão acompanhar a evolução de cada uma”, afirma.
Além disso, a Secretaria está utilizando tecnologia para tornar o processo mais sustentável. “As avaliações do CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) são estaduais e, antes, tínhamos que imprimir todo o material. Porém, pensando no meio ambiente e no consumo consciente, iniciamos a reprodução das questões em Datashow, dentro da sala de aula”, diz Fátima Gaia. “Agora, só imprimimos os gabaritos, que contêm um QR Code para correção, organizados por turma e escola.”
Os alunos também serão avaliados por meio de tablets, abrangendo não apenas raciocínio lógico e disciplinas de exatas, mas também habilidades como leitura, produção textual e oralidade.
“O resultado do IDEB do ano passado ainda não saiu, mas nossa expectativa é que seja melhor do que o dos anos anteriores. Estávamos saindo da pandemia, e agora vemos um avanço significativo. Todas as nossas crianças do segundo ano, por exemplo, já estão no nível de alfabetização recomendado para a idade”, explica.
Para alcançar esses resultados, ela destaca que a Secretaria tem investido na equipe pedagógica. “Temos uma coordenadora para o primeiro ano, outra para o segundo, uma para o terceiro e uma para a educação infantil. Isso garante um acompanhamento mais próximo. Outras iniciativas incluem o trabalho com gêneros textuais, premiação de melhores redações e visitas a museus. Queremos apresentar o mundo às nossas crianças, ampliando seus horizontes”, afirma.

Educação Inclusiva
Segundo a secretária, a exigência por profissionais qualificados para atender alunos com necessidades especiais começou em 2018, após uma recomendação do Ministério Público. Até então, em Mateus Leme, o atendimento era realizado por estagiários, prática comum em vários municípios. O Ministério Público determinou que o município contratasse profissionais com formação superior na área pedagógica para atender esses alunos. “Com a retomada das aulas presenciais após a pandemia, iniciamos um processo de contratação de professores especializados, conforme as diretrizes do Ministério da Educação”, explica Fátima Gaia.
Para otimizar os atendimentos, foi criado o cargo de instrutor pedagógico que oferece suporte individualizado aos alunos, seguindo as orientações do professor regente da classe. “Eles auxiliam no desenvolvimento das atividades, garantindo um atendimento mais direcionado. Hoje, todas as crianças com direito ao atendimento especializado estão sendo assistidas, fortalecendo a inclusão na rede municipal de ensino”, finaliza.
