Educação inclusiva e pagamento do piso aos professores estão entre as propostas para Mateus Leme

0
176

Assim como em Juatuba, fizemos uma análise dos planos de governo dos candidatos à prefeitura, Dr. Renilton Coelho e Dra. Vanessa do Aldair, destacando as principais propostas para o futuro educacional do município. Ambos os candidatos apresentam compromissos com a capacitação profissional, diagnóstico das principais necessidades da rede escolar e investimentos na infraestrutura das instituições de ensino, além de priorizarem a inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Dr. Renilton

O atual prefeito propõe a construção de um Plano Municipal de Educação que esteja alinhado com os objetivos do plano nacional e estadual. A ideia é garantir que Mateus Leme siga as diretrizes mais amplas de desenvolvimento educacional do país, adaptando-se à realidade local. Uma das prioridades do candidato é a educação inclusiva, com a ampliação de políticas que atendam às necessidades de estudantes com deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

Além da educação inclusiva, Dr. Renilton destaca a importância de oferecer suporte à educação infantil, por meio da expansão e melhoria da oferta de creches e pré-escolas. Ele ainda propõe aumentar o número de vagas e melhorar a infraestrutura desses espaços.

A proposta do candidato também prevê uma reformulação do currículo escolar para incluir habilidades do século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e o uso de novas tecnologias. Dr. Renilton também se compromete a melhorar as instalações das escolas, com a reforma e expansão das unidades já existentes, além da construção de novas escolas e creches para atender à crescente demanda do município. Outro ponto importante é a criação e renovação de bibliotecas e laboratórios, proporcionando aos estudantes mais recursos para ampliar seu conhecimento e desenvolver habilidades práticas.

Dra. Vanessa

Dra. Vanessa pretende garantir o pagamento do Piso Nacional dos Professores, atendendo à legislação federal que garante o salário mínimo para os docentes da rede pública. Além disso, a candidatura promete o pagamento de insalubridade aos agentes de serviços escolares. Outra proposta é que os sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) sejam rateados anualmente entre os servidores da educação. Ela também garante que o recesso escolar de julho e outubro, bem como as férias de janeiro, se estendam a todos os servidores da Educação. A candidata propõe também uma reformulação do Plano de Cargas e Carreira e Salário dos Profissionais da Educação. Outros pontos da candidata são promover uma segurança viável no entorno de todas as instituições públicas de ensino, como também promover a expansão da rede de creches.