OLHO: “Juatuba será a cidade luz até janeiro. Pelo amor de Deus, isso é o básico do básico, estamos falando de dignidade e pagamos por isso. Juatuba tem 31 anos e isso já era para ter sido resolvido. E quero reiterar aqui, que nós temos direitos e deveres. É nosso direito cobrar e antes de ser vereador por essa cidade, eu sou morador, há pelo menos 46 anos”.
O assunto iluminação pública sempre foi pauta de reclamação dos vereadores e tema de cobrança de moradores de diversos bairros de Juatuba, que lotam as redes sociais com críticas à administração. Mesmo após o início da modernização com a instalação das lâmpadas led diversas pessoas continuam sofrendo com a escuridão gerada pelas lâmpadas queimadas e a falta de manutenção da rede.
Esta semana, o expediente dos vereadores foi novamente utilizado para criticar a prestação do serviço, desta vez, pelo vice-presidente da Câmara, Eltinho da Agência. De acordo com o parlamentar, ele já cansou de cobrar melhorias na iluminação de diversas localidades prioritárias, como em frente às residências de pessoas com deficiência ou problemas de locomoção.
“Não existe um planejamento acerca da modernização da iluminação com a instalação das lâmpadas de Led. Um exemplo disso é a Rua Jorge Fares, no Cidade Nova II, onde existem quatro lâmpadas queimadas e uma moradora que tem a perna amputada, precisa de atendimento constante”, revelou.
Eltinho citou também a rua Correa Costa, no Cidade Satélite. Segundo o parlamentar, a via está no escuro com diversas lâmpadas queimadas, e nela, reside um assistido pela APAE, um acamado e cadeirante e o filho de uma senhora de quase 100 anos que amputou a perna por intercorrências de diabetes. “São dois quarteirões. Trocaram a iluminação da rua anterior, da posterior e não fizeram a Correa Costa”.
Já na Doutor Afrânio Camarão, existe uma cadeirante que só se movimenta do pescoço para cima, e tem que haver uma equipe do PSF fazendo o acompanhamento e um acompanhante especializado 24h. “Tem quatro postes queimados por lá e já reitero que vou fazer um vídeo com essas pessoas e vou continuar cobrando”, criticou Eltinho.
De acordo com o líder do prefeito, Jurandir dos Santos, ele já havia cobrado a demanda da Secretária de Infraestrutura, Maísa Aquino, e ela disse que não tinha como fazer a programação de prioridade. “Acredito que o vereador Eltinho tem razão nessas críticas. Nós já conversamos com a secretária e ela deu essa negativa. Precisamos alinhar a troca de iluminação dessas vias com prioridade e se necessário, viabilizar uma equipe da infraestrutura voltada à essas ruas, porque o contrato já está ativo, as trocas estão sendo feitas. Resta à prefeitura coordenar e indicar os pontos mais críticos enquanto contratante”, afirmou.
Outro vereador da base do prefeito, Léo da Padaria também criticou a morosidade nas trocas das lâmpadas. Segundo o parlamentar, há pontos que as lâmpadas estão queimadas há pelo menos quatro meses. “É preciso mais planejamento de priorização desses pontos mais críticos”.