Em entrevista a uma emissora de rádio, Ted fala sobre desafios e prioridades de Juatuba

0
71

O prefeito de Juatuba, Ted Saliba, concedeu entrevista ao programa Liberdade FM nesta segunda-feira (3). Logo no início da conversa, o prefeito relembrou a dificuldade financeira com a qual se deparou assim que assumiu a administração municipal. Segundo ele, o caixa da prefeitura registrava apenas R$ 160 mil, enquanto a folha de pagamento do mês de dezembro – de responsabilidade do governo anterior – ultrapassava R$ 7 milhões. “Já tivemos que nos programar para o primeiro mês para fazer o pagamento dessa folha, já a gestão anterior não deixou recurso suficiente para cobrir a despesa”, explicou.

Um dos principais desafios no início do governo, segundo Ted, foi garantir a continuidade dos serviços essenciais, com destaque para a área da saúde. Ele revelou que encontrou a Policlínica com médicos em greve há três meses devido à falta de pagamento. “Nós pagamos o primeiro mês e negociamos em sete parcelas os outros meses atrasados para que a população não ficasse sem atendimento”, afirmou.

Ainda sobre a saúde, o gestor celebrou a contratação de um pediatra para a policlínica. “Era um sonho antigo da comunidade. Nos primeiros dias, quando estávamos apresentando o pediatra, chegou uma criança com um corte na cabeça e foi prontamente atendida”, disse.

Já na área de Educação, outro desafio. Ele explicou que Juatuba sempre foi referência na área, mas, nos últimos anos, o município registrou uma queda na qualidade do ensino. “Os nossos alunos, na variação do Ideb, saíram do segundo lugar para o 15º, o que foi determinante para a queda da nossa receita”, explicou.

Segundo ele, o compromisso agora é reverter esse cenário. “Tivemos muitas dificuldades, com greves e embates. Mas queremos passar por cima disso e focar na educação de qualidade. Temos excelentes profissionais”, disse.

Perguntado sobre o que a população pode esperar de sua administração, o prefeito garantiu que a prioridade será a dedicação integral à cidade. “É a cidade onde eu nasci, minha família toda é de lá, então vamos nos dedicar muito para sempre dar o melhor”, afirmou.

Ele revelou que a limpeza urbana e o combate à dengue, também fazem parte das suas prioridades. “A cidade estava sem contrato de limpeza, capina e varrição, o que gerou muita sujeira nas ruas”, disse.

Outra prioridade que ele destacou para o início da sua gestão é o combate à dengue.  O município teve uma queda na pontuação do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) “Nosso índice do LIRAa saiu de 1.2 para 10. Isso indica que temos uma situação de dengue bem complicada. Para combater o problema, vamos começar um mutirão de limpeza”, finalizou.