O transporte de alunos para a escola do bairro Alto da Boa Vista, quase terminou em tragédia, após o pneu de um ônibus fretado pela Secretaria Municipal de Educação estourar duas vezes nesta semana,.
A denúncia foi gravada através de um vídeo, encaminhada ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme e também publicada nas redes sociais. De acordo com Renata Santos, uma das mães de alunos que estava no ônibus, o escolar que leva e busca as crianças e adolescentes no colégio Maria Rita, estourou o pneu em frente ao restaurante Juá.
“O ônibus tem andado lotado, as crianças estão sendo transportadas em pé. São quatro bairros dentro de um ônibus e, não é a primeira vez que estoura o pneu. Precisamos de uma solução para o problema dos ônibus alugados em péssimas condições de uso. São vidas que estão naqueles ônibus. Hoje estourou o pneu, amanhã perde o freio, será que estão aguardando acontecer uma tragédia para resolver o problema”, reclamou indignada.
As fotos e vídeos encaminhados à reportagem mostram o estado precário do ônibus antigo e malconservado que estava com os pneus carecas.
Mais de R$4,5 milhão pelo serviço precário
Uma publicação no Diário Oficial do Município mostra a ratificação de um processo de Adesão à Ata de Registro de Preços nº 0013/2022, oriunda do Pregão Eletrônico nº 24/2021 e do Processo licitatório nº 83/2021, cujo órgão gerenciador é o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas, CODANORTE, para a contratação da empresa Águia Cooperativa Transportes, para prestação de serviços de transporte urbano e rural para alunos matriculados na rede de ensino municipal de Juatuba, pelo período de 12 meses.
O que mais chama atenção foi o valor estimado da contratação, que corresponde à quantia de R$ 4.671.700,00 que serão pagos de forma fracionada, proporcionalmente aos serviços executados.
A empresa
A Águia Cooperativa Transportes foi fundada há 17 anos. Localizada em Belo Horizonte, a empresa tem como principal atividade transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional. Além disso, atua também com agenciamento de cargas; aluguel de máquinas e equipamentos para construção.