A partir de agora, pessoas de 15 a 45 anos em Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) serão incluídas no público-alvo da vacina contra o HPV. Em Minas Gerais, 5.752 usuários da PrEP poderão receber a vacina, visando prevenir ISTs e cânceres causados pelo HPV.
O HPV é uma IST associada a verrugas genitais e vários tipos de câncer. Existem mais de 100 tipos do vírus, sendo 14 de alto risco para câncer. O Estudo Epidemiológico sobre Prevalência Nacional HPV (POP-Brasil) indicou que 53,6% dos brasileiros de 16 a 25 anos são portadores do HPV, com 35,2% apresentando genótipos de alto risco.
A vacinação é uma forma eficaz de prevenção. O SUS oferece a vacina quadrivalente (HPV4) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, pacientes oncológicos, e outros grupos de risco. Desde 2014, 75,8% das mulheres e 53,1% dos homens tomaram a primeira dose.
A PrEP, que previne a infecção pelo HIV, consiste na ingestão diária de uma pílula contendo tenofovir e entricitabina. Em março de 2024, 84.926 pessoas usavam a PrEP no Brasil, a maioria homens que fazem sexo com homens (82%).
O acesso à vacina contra o HPV para usuários de PrEP é uma medida importante para prevenir neoplasias nas populações mais vulneráveis, sem afetar o público inicial da vacinação.
Em 2023, o governo federal destinou mais de R$ 90 milhões para o Programa Saúde na Escola (PSE), abordando temas como prevenção de ISTs e promoção da saúde sexual.