Encantos de Juatuba são tema de reportagem no Balanço Geral 

0
71

A gastronomia, artesanato, cervejaria artesanal e a famosa prática de wakeboard juatubense foram as atrações do programa Balanço Geral. O quadro “Achamos em Minas”, apresentado pela jornalista Luciana Katahira, que explora as peculiaridades e o charme das cidades mineiras, dessa vez mostrou Juatuba, um dos 13 municípios mineiros que fazem parte do Circuito Veredas, destino turístico próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Uma cidade pacata e cheia de histórias

A tranquilidade e a prosa juatubenses foram os destaques da programação: “pelo que vi até agora, Juatuba é um daqueles lugares que reserva grandes e boas surpresas,” comentou a repórter. 

Ao som da apresentação do músico Jackson Rodrigues, Luciana conversou com os empresários locais Patrícia Ribeiro e Sinval Mendes, proprietários do Pontilhão Beer, bar restaurante que fica em frente ao cartão postal do pontilhão de Juatuba e do Rio Paraopeba. 

O programa também explorou as histórias de pessoas que trocaram a agitação da cidade grande pela paz do interior. Nos últimos anos, o sossego e as belezas da cidade, aliada à proximidade da capital têm atraído moradores, como o caso do empresário Sinval, que saiu de Diamantina e, após morar em Belo Horizonte, acabou parando em Juatuba quando começou a namorar na cidade e comprou um terreno que era o sonho do sogro, já falecido. “Gostei tanto daqui que decidi abrir o Pontilhão Beer. Gosto muito da paz e do sossego de Juatuba”, revelou. 

A matéria também destacou o trabalho do artesão João Coelho Perpétuo, nascido em Virginópolis, que se encantou pelo município. “Depois que me aposentei, tinha aquela necessidade de ir para o interior, então andei por vários locais e quando cheguei aqui, principalmente nesse bairro que é o Icaraí, eu disse: está escrito que é meu”, declarou.  No local, o artesão trabalha com confecção de peças em bambu como chaveiros, incensários, marcadores de livros, cachepôs, dentre outros. 

O atendimento intimista do Portal Beer House, também chamou a atenção da repórter. O local, onde funciona um pub, passa despercebido pois não há nenhuma placa de identificação e, por isso, ganhou a fama de “bar secreto”. O pub pertence a Flávio Almeida e Daniela, criadores da cerveja artesanal Portal.  Flavio contou à repórter que a marca foi criada, após a paixão do casal pela produção de cerveja artesanal, uma prática que se tornou febre na região metropolitana nos anos 2010. “Começamos a buscar novas cervejas, com paladar e sabores inovadores e passamos a frequentar cervejarias em Belo Horizonte”, explicou.  Desde 2015, o hobby virou negócio e, hoje, eles fabricam 11 tipos de cerveja. “O espaço não é apenas para clientes, mas para receber amigos, pois chegam como clientes e saem como amigos, afinal é como nosso quintal aberto para recebê-los”, enfatizou. 

Para finalizar o quadro, a equipe do Balanço Geral  foi conhecer o parque aquático CBL Wake Park, em Francelinos,  e mostrar a tradicional prática de wakeboard.  Após receber dicas sobre o esporte com a instrutora Thaís Vitória, a repórter tentou umas manobras e também conversou com o campeão brasileiro Rafael Viana de Souza, conhecido como Cowboy. O jovem atleta de 13 anos venceu o Campeonato Brasileiro de Wakeboard no ano passado.

Juatuba e o Destino Veredas

Juatuba integra um dos 13 municípios que fazem parte do destino Veredas, uma região mineira cercada por montanhas, vales, rios, cachoeiras e riquezas históricas. O destino faz parte da rota de tropeiros e bandeirantes que cruzaram a região em busca de riquezas no século XIX. Hoje, além dos eventos gastronômicos e culturais que contrastam com as belas paisagens, a região guarda muitas histórias e a essência do povo mineiro. Além de Juatuba, faz parte também do circuito as cidades de Mateus Leme, Belo Vale, Bonfim, Brumadinho, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Jeceaba, Moeda, São Brás do Suaçuí, Piedade dos Gerais e São Joaquim de Bicas.