Enfermeiros denunciam atraso de salários em Mateus Leme

Segundo plantonistas, o repasse da prefeitura à Avante Social está atrasando

0
300

Enfermeiros que prestam serviço terceirizado ao Hospital Santa Terezinha, denunciaram esta semana atraso da folha de pagamento. De acordo com os profissionais, o atraso tem ocorrido há dois meses, e segundo um denunciante, a situação está insuportável. “A gente não tem respaldo; nenhum contrato informando qual é a data que vamos receber ou a previsão do pagamento do nosso salário. Fomos informados pela Avante, empresa para qual prestamos serviços, que não há previsão de pagamento porque a prefeitura não pagou à empresa e não tem data para fazê-lo”, afirmou.

Outro profissional afirma que a denúncia do atraso dos pagamentos foi feita à Comissão de Saúde da Câmara Municipal e que os enfermeiros estão articulando para fazer um manifesto junto ao Conselho Regional de Enfermagem. “Dessa forma fica insustentável trabalhar. Alguns profissionais recebem e outros não; a situação das unidades de saúde é precária agora a dos profissionais também”, disse outra profissional com receio de revelar seu nome.

Durante a reunião da Câmara nesta semana, o fato foi levado ao conhecimento dos vereadores por intermédio do presidente da Comissão de Saúde da Câmara. O vereador Pretinho propôs enviar um pedido de informação para saber porque existem alguns pagamentos atrasados por parte da Avante Social, empresa contratada pela prefeitura para gerir os profissionais.

“Recebi reclamações afirmando que o pagamento de alguns profissionais terceirizados da AVANTE estão atrasados. Eu gostaria de saber o porquê disso estar ocorrendo e se a responsável pelos atrasos é a prefeitura. Segundo alguns profissionais, os repasses da prefeitura estão atrasados. Gostaria de uma resposta da prefeitura, pois o que não pode acontecer é esses profissionais ficarem sem pagamento”, afirmou Pretinho.

O vereador Pretinho também fez um pedido de informação questionando se a prefeitura fez o pagamento das emendas impositivas ao Hospital Santa Terezinha. Os vereadores aprovaram os pedidos por unanimidade e a prefeitura tem o prazo de até 15 dias para responder.

A entidade gestora

Fundada em junho de 2000, a Avante Social, é uma Organização da Sociedade Civil que atua em todo o Estado de Minas Gerais na prestação de assessoria jurídica de caráter suplementar e com a oferta de assistência psicológica e de serviço social. A reportagem tentou contato com a entidade, para questionar sobre os atrasos de pagamentos denunciados pelos profissionais de saúde, no entanto, o telefone da Avante só acusou ocupado ou fora de área de cobertura. O jornal também tentou falar na Secretaria de Saúde de Mateus Leme, porém não obteve êxito. O espaço para a resposta da entidade e da Secretaria de Saúde continua aberto.