O frio chegou e, novamente, vem a preocupação com aquelas pessoas que vivem nas ruas. Basta percorrer as ruas dos municípios para presenciar diversas pessoas em situação de rua, ocupando Praças próximas às igrejas, embaixo de pontes ou até mesmo marquises. O grande número de pessoas em Juatuba e Mateus Leme nesta situação foi confirmado por uma Assistente do CREAS de Juatuba, que esteve prestando esclarecimentos sobre a situação na Câmara, no início do ano.
Como Juatuba e Mateus Leme não conta com albergues ou centros de acolhimento à moradores de rua, pessoas e entidades no município, como igrejas católicas e evangélicas e associações também estão sensíveis à situação e já se mobilizam para socorrer as pessoas em situação de rua. Durante todos os dias os desabrigados recebem dessas entidades alimentos e, agora, vão receber também roupas e cobertores.
Em Juatuba, a Secretaria de Assistência Social está lançou nesta semana a campanha do Agasalho Juatuba 2023, com o objetivo de arrecadar agasalhos, cobertores e roupas de frio para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. A população pode doar agasalhos, cobertores e roupas de frio também na Sala Mineira do Empreendedor, localizada na Prefeitura de Juatuba, e na Secretaria de Assistência Social, situada na Rua Wenzel Huber, 63, bairro Varginha.
Já em Mateus Leme quem antecipou a “Campanha de Doação de Cobertores e Mantas 2023” foi o Instituto Corujinha. Devido à forte onda de frio, a entidade resolveu se organizar para começar a campanha. As demandas por doações serão recebidas neste ano através dos perfis oficiais do Facebook e Instagram, além dos telefones (31)9.9239-1622; (31)9.9532-6121 e (31)9. 9509-4298.
Para os colaboradores e voluntários que queiram doar dinheiro podem fazê-lo através do PIX que é o CNPJ do Instituto: 35825365000130. Todo o valor arrecadado será revertido para a aquisição de cobertores e mantas, que serão distribuídos para famílias carentes e pessoas em situação de rua em Mateus Leme.
As paróquias de Santo Antônio, em Mateus Leme e São Sebastião, em Juatuba, também estão recebendo doações de agasalhos e cobertores, basta deixar nas casas paroquiais. Os responsáveis pelas entregas são as pastorais da família dos dois municípios.