Já são 30 casos suspeitos de dengue nos dois municípios
O entulho e o lixo depositados na rua, a céu aberto, podem trazer doenças à população, pois atraem baratas, ratos, moscas, mosquitos, escorpiões e outros animais peçonhentos. É importante que o lixo das residências seja depositado corretamente, em sacolas fechadas e no local apropriado para recolhimento da prefeitura. Desta forma, evita-se que doenças como a leptospirose, transmitida pela urina do rato, que apesar de estar controlada na cidade, reapareça.
Mesmo com a Covid-19 batendo recordes, a dengue voltou a preocupar por causa do aumento do número de casos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais registrou 18.525 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 7.386 casos foram confirmados para a doença. Foi confirmado um óbito por dengue em Minas Gerais até o momento. Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 3.719 casos prováveis da doença e, desse total, 2.818 casos foram confirmados. Não foram confirmados óbitos por Chikungunya em Minas Gerais até o momento. Já em relação à Zika, foram registrados 89 casos prováveis e, desse total, 16 confirmados. Não foram confirmados óbitos por Zika até o momento.
Até o momento, foram contabilizados em Juatuba 24 casos prováveis de dengue, enquanto em Mateus Leme tem seis casos suspeitos. Também não foi registrado até o momento nenhum caso suspeito de Zika ou Chikungunya. Em comparação com o mesmo período de 2020, a situação está relativamente tranquila. Em março do ano passado, Juatuba já tinha 143 casos prováveis da doença, enquanto em Mateus Leme as suspeitas de transmissão indicavam 87 notificações.
O que fazer
Ações no dia a dia colaboram não só para que a cidade se mantenha limpa, como também para que a saúde da população esteja preservada. Além de não jogar lixo, entulhos e outros materiais em vias públicas, a população deve se atentar a manter as lixeiras tampadas; fechar os tonéis e caixas d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar as garrafas sempre viradas com a boca para baixo; limpar semanalmente ou preencher pratos e vasos de plantas com areia e manter o quintal sempre limpo.