A participação dos alunos juatubenses na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizada na cidade de Governador Valadares trouxe conquista dupla para a cidade. A equipe de vôlei masculino módulo I, da Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte, ganhou a medalha de ouro após vitória de 3 sets a 1 sobre Virgem da Lapa. Essa é a primeira conquista na categoria disputada por atletas de 12 a 14 anos.
Já a equipe de vôlei masculino módulo II, da Escola Estadual Joaquim Corrêa, que já foi campeã em edições anteriores, ficou com a prata este ano. O time, composto por alunos de 15 a 17 anos, perdeu para o Centro Educacional Sebastiana Alves (Cesa) de Vazante, por 2 sets a 0.
Título inédito
A equipe da Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte tem um histórico invicto desde a primeira fase da competição, na microrregional que aconteceu em Igarapé, em maio, passando pela etapa regional em Oliveira em junho, e mantendo o resultado na etapa estadual, em agosto.
Segundo Fabiana Silva, professora de Educação Física da escola e auxiliar técnica da equipe, os atletas treinaram diariamente para se preparar para as etapas, estudando técnicas e táticas de acordo com os adversários. “Os técnicos Geraldo Vitor Gorgozinho e William, que estão à frente da equipe, se dedicaram a realizar um trabalho de excelência com os alunos”, relata.
Para ela, a persistência e o esforço de todos foram os diferenciais que levaram a equipe à vitória. “Sem dúvida, a determinação de toda a equipe e a vontade de vencer dos meninos fizeram com que esse sonho se tornasse realidade”, revela.
André Constantino, de 14 anos, que atuou como ponteiro da equipe, acredita que a vitória é fruto do trabalho constante da seleção, que treinou por vários dias focando na melhoria de linhas estratégicas como organização dentro de quadra, posições de defesa, bloqueio e aperfeiçoamento de outras estratégias. “Tivemos bastante tempo de preparo tanto na parte física quanto técnica e tática, buscando sempre a evolução individual e coletiva”, disse o aluno da Escola Central.
Lucas Lúcio, também de 14 anos e ponteiro do time, destaca que o resultado está relacionado com a confiança da equipe. “Nossa expectativa antes de qualquer competição é ganhar, mesmo nem sempre sendo possível, mas estávamos muito confiantes para ganhar o JEMG”, revela.
Equipe vencedora disputará o título brasileiro em Recife
Para a escola, a vitória tem um gostinho especial. Ao contrário da Escola Estadual Joaquim Corrêa, que já representou Juatuba no Brasileiro, esta é a primeira vez que a Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte tem um resultado tão significativo. “Todos nossos alunos estão muito felizes e ansiosos para levar o nome da nossa escola e do nosso município para além das fronteiras do estado”, diz Fabiana Silva.
Após o título, a próxima fase é a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, de 20 de setembro a 3 de outubro, em Recife.
Segundo Fabiana, os treinos estão a todo vapor. “Nossos meninos de ouro continuam se esforçando em busca de vitórias ainda maiores. Estamos em busca de sermos os primeiros campeões nacionais do nosso município”, declara.
A determinação dos campeões estaduais para a próxima fase, está maior do que nunca. “Nossa expectativa é sempre ganhar, mas nem sempre será possível. Eu e o time todo faremos de tudo para que essa expectativa de vitória se torne real”, diz Lucas Lúcio.
“Sinto grande felicidade em representar meu estado nesse próximo campeonato. Temos grandes expectativas para o JEB’s, pois estamos treinando e focados, se Deus quiser, na vitória”, completa André Constantino.
Além do JEB’s, os finalistas também disputarão os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil e as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.