Estrela Mirim vence Pedra Branca, de virada, levando a chave metropolitana da Copa Itatiaia Estrela Bet 2023
Mateus Leme está em festa após a vitória do Estrela Mirim sobre o Pedra Branca, por 2 a 1, no último domingo. Em duelo disputado na Arena Frimisa, em Santa Luzia, o time comandado pelo atacante Juninho Neymar levou a melhor, foi campeão da chave metropolitana.
Em um confronto bastante disputado, o desempate só aconteceu aos 35 minutos do segundo tempo, quando Guilherme, do Estrela Mirim, estufou a rede e aplicou o vira-vira na Arena Frimisa. E este foi o resultado até o fim do jogo, encerrado aos 50 minutos. Com o triunfo, o time de Mateus Leme se tornou campeão da chave metropolitana. Na decisão geral da Copa Itatiaia, o Estrela Bet, enfrentará o Serrana, campeão da chave Belo Horizonte, que venceu o Universo na final local.
Desempenho
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrevistou o atual presidente do Estrela Mirim de Mateus Leme. De acordo com Leandro Candido da Silveira, de 39 anos a vitória foi possível devido ao desempenho dos atletas e a torcida fervorosa dos mateus-lemenses, que lotaram a Arena Frimisa.
“A repercussão de nossa Vitória uniu toda comunidade, nosso município e região. Agradecemos muito a Prefeitura de Mateus ao prefeito Dr. Renilton e toda sua equipe de trabalho, que deu todo o suporte para esta competição, e também a Câmara Municipal, em especial ao Vereador Wolney Barrão, ao presidente da Liga Esportiva, Sr. Adilson e a todos colaboradores, sem falar da nossa torcida que foi o carro chefe de nossa vitória”, agradece Leandro.
Destaques
De acordo com Leandro, o time foi coeso, com destaque para o goleiro Juliano, o volante Dobo, zagueiro Palito, e os atacantes Neimar Jr e Paraíba. “Pretendemos disputar também o torneio classista para dar continuidade ao trabalho desta grande comissão técnica. Além dos campeonatos de base e o circuito Itaunense de futebol e outras competições”, revelou presidente do time.
Após vitória, fundador relembra história do time que data de 1.988
Um dos fundadores, Nelcy Elias Pereira, até hoje é responsável pela parte técnica da associação
O Estrela Mirim foi fundado em 1.988, por José Marcus e Nelcy Elias, mas foi registrado e federado apenas em 2008. A criação do time iniciou com uma composição de garotos orientados por Nelcy Elias. Amante do futebol, Nelcy jogou na base do time do Rio Doce em governador Valadares, e também em times de BH e em clubes amadores de Mateus.
A demanda do time começou a aumentar, a partir do surgimento de mais jovens interessados em integrar a equipe ainda na década de 1.990, com o incentivo do parceiro fundador, José Marcus.
De acordo com Nelcy, o nome “Estrela Mirim” surgiu na sequência, em homenagem ao “Estrela Amador” da cidade, fundado pelo Sr. Valdomiro, que tinha encerrado as suas atividades. “O local do treino passou para o campo do Moacir, onde o time deu uma alavancada e passou a disputar torneios e campeonatos. O time foi campeão da “Copa Pera de Minas”, na cidade de Pitangui. Campeão do Campeonato de base de Juatuba, em várias oportunidades e também campeão Amador de Mateus Leme em 2018”, relembra orgulhoso.
Ainda segundo o fundador, o Estrela Mirim revelou muitos jogadores para times profissionais, como o Atlético, América, Itaúna e outras equipes distribuídas pelo país. Mas dentre as coisas boas, também houve episódios, que quase decretaram o fim do clube.
“O Estrela Mirim já teve muitas alegrias, mas também sofrimentos, principalmente com relação a algumas administrações municipais, chegando quase a encerrar suas atividades, pois a associação que administra o time é sem fins lucrativos”, revela.
Nelcy explica que atualmente a Associação é mantida por meio de recursos municipais que chegam ao time através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que é gerido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Mateus Leme, além da ajuda de empresas e voluntários parceiros. “O Estrela Mirim só é campeão da Copa Itatiaia hoje devido ao incentivo à prática do esporte em nossa cidade, que é a base de formar cidadãos. Agradecemos aos parceiros que sempre colaboraram desde 1.988 e principalmente a sociedade de Mateus Leme, que acredita em nosso trabalho”, finaliza.