Estudantes da escola Elias Salomão apresentam a importância da arte na educação de Mateus Leme

0
703

Ferramenta estratégica no processo de formação e na aprendizagem pedagógica das crianças e jovens, a arte é utilizada como uma das principais ferramentas de educação pela professora de artes, Eliane Mendes Coelho Rabelo, que leciona para o ensino médio e fundamental em Mateus Leme.

Para promover a arte, a dança e o desenvolvimento dos alunos, a professora realizou na Escola Estadual Elias Salomão a primeira Exposição de Artes com o nome de “Festival da Primavera”. De acordo com a educadora, a proposta recebeu o apoio e incentivo também da professora de português, Maria José, que sugeriu que os alunos fizessem uma homenagem aos 100 anos da Semana da Arte Moderna, de 1922.

Após desenvolvido o projeto que durou quatro meses, os alunos apresentaram no festival diversas atividades artísticas com os temas do Dadaísmo, Surrealismo, Cubismo, Impressionismo/Expressionismo (Van Gogh) Pop ART (Romero Britto) e Africanidades (Comida, Dança, Música e Artes Visuais). Também foram apresentadas pelos alunos várias obras de releitura das vanguardas europeias, teatro, apresentações musicais como a do grupo de Congado, com a apresentação do capitão da Guarda de São Francisco, de Mateus Leme.

“Eu realmente fiquei muito impressionada com as releituras das obras do Van Gogh feitas pelos alunos. E não apenas eu, encaminhei para uma amiga psicóloga e ela avaliou que os garotos colocaram todo sentimento pessoal e de visão do mundo nas obras reproduzidas. Foi tudo perfeito, o teatro e as apresentações musicais, os alunos tem vozes maravilhosas e um grande futuro nas artes”, revela.

Segundo Eliane, o festival foi desenvolvido com o objetivo de resgatar alegria para a escola, depois do período triste da pandemia. “Haviam eventos na nossa escola, mas não com este enfoque, depois da pandemia, cessaram. Neste ano tivemos alguns eventos, mas não foi tão grandioso como este festival, que garantiu o aprendizado dos alunos, da comunidade garantiu a alegria e interação de todos, que não víamos há muito tempo”, explica.

A professora pontua que o projeto deu tão certo, que a tendência é repetir nos próximos anos e inclusive apresentar o conceito em outras escolas do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove + dezenove =