Atletas das escolas de Juatuba e Mateus Leme participam da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, que começou na última segunda-feira (12) e vai até este domingo (18), na cidade de Igarapé. Considerada a principal competição esportiva escolar do estado, o JEMG reúne milhares de estudantes com idades entre 12 e 17 anos, de escolas públicas e particulares, e é dividido em quatro fases: microrregional, regional, estadual e nacional.
Os melhores classificados na etapa microrregional avançam para a fase regional e, em seguida, para a estadual, onde os vencedores garantem a chance de representar Minas Gerais em competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude. Este ano, o JEMG contará com 55 partidas, distribuídas em sete semanas e em 54 sedes.
Juatuba
O município entra na competição com uma delegação que disputa várias modalidades. No futsal, as escolas municipais Miguel Rodrigues e Padre Moacir Cândido Rodrigues, além da Escola Estadual Joaquim Corrêa, serão as responsáveis por representar o município nas categorias masculino e feminino dos módulos I e II.
No handebol, Juatuba será representada pelas escolas Maria Cândida de Jesus, Miguel Rodrigues e, novamente, Joaquim Corrêa. O basquete terá como representante a Escola Municipal Padre Moacir Cândido Rodrigues, enquanto o voleibol, terá equipes da Escola Municipal Miguel Rodrigues nos módulos masculino e feminino.
O desempenho de Juatuba em 2024 foi destaque estadual. A equipe de vôlei masculino módulo I da Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte conquistou a medalha de ouro no JEMG e, posteriormente, a medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros, figurando entre as três melhores do Brasil na modalidade. Já a Escola Estadual Joaquim Corrêa, que já havia conquistado títulos em edições anteriores, garantiu a medalha de prata no vôlei masculino módulo II.
Mateus Leme
Já Mateus Leme, por sua vez, aposta em um grande elenco para as disputas de xadrez, vôlei e futsal. O município será representado no xadrez por oito escolas, incluindo o Colégio Inovare, as escolas estaduais Elias Salomão e Domingos Justino Ribeiro e várias escolas municipais, como Maria Imaculada, Judith de Abreu, Regina Célia, Renata Mendes e Dr. Júlio. No vôlei feminino, o Colégio Inovare disputará no módulo I, enquanto a Escola Estadual Elias Salomão será a representante do módulo II. Já no futsal, a Escola Municipal Maria Imaculada jogará nas categorias masculina e feminina do módulo I, e a Escola Estadual Elias Salomão representará o município no futsal masculino e feminino do módulo II.
