Frei Thiago será ordenado presbítero em Juatuba no dia 26

0
33

No próximo dia 26, às 10h, a Igreja Matriz São Sebastião, em Juatuba, será palco de um momento simbólico para a comunidade católica local. Frei Thiago Emanuel Assunção Jordão, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, será ordenado presbítero pelas mãos de Dom Geovane Luís da Silva, bispo da Diocese de Divinópolis. A celebração marca o coroamento de uma longa caminhada de fé, estudo, vocação e serviço ao povo de Deus.

Com o lema diaconal “Servir e dar a vida por muitos” (Mt 20,28), escolhido por ser o evangelho da festa de São Tiago Maior, seu onomástico, Frei Thiago reafirma sua missão de serviço incondicional. Ele ingressou na vida religiosa em 2014, professou seus votos em 2016, fez sua profissão perpétua em 2023 e foi ordenado diácono em 2024. Agora, como presbítero, prepara-se para dar um novo passo, com humildade e coragem, em seu chamado ao ministério sacerdotal.

A ordenação presbiteral será seguida, no mesmo dia, pela celebração da sua primeira missa, marcada para as 19h, também na Matriz São Sebastião.

A história do Frei Thiago Jordão

Natural de Patos de Minas, Frei Thiago nasceu em 26 de dezembro de 1992. Primogênito de cinco irmãos, teve um início de vida marcada por desafios: foi batizado em situação de emergência no hospital devido a problemas respiratórios e uma infecção. Desde a infância, demonstrava inclinação para a espiritualidade, envolvido nas atividades da comunidade Cristo Redentor, ligada à Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, administrada pelos capuchinhos.

Em 2012, iniciou seu processo vocacional. No ano seguinte, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, ouviu do Papa Francisco a exortação: “Ide sem medo para servir”. A mensagem foi decisiva. Pouco tempo depois, recebeu sua carta de ingresso ao postulado em 12 de dezembro de 2013 — data da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, por quem tem devoção especial.

Admitido ao postulantado dos Frades Menores Capuchinhos em Patos de Minas, ingressou no noviciado interprovincial em Teresópolis, em 2015. Um ano depois, em 20 de novembro de 2016, professou seus votos religiosos. “Consideremos, irmãos caríssimos, a nossa vocação, pela qual Deus nos chamou com misericórdia, não só para a nossa salvação, mas para a de muitos”, foi o lema escolhido na ocasião, retirado das Fontes Franciscanas.

Ao longo dos anos, Frei Thiago aprofundou sua formação teológica e filosófica, estudando no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte. Atuou pastoralmente em diversas comunidades da capital mineira, como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Também fez estágio pastoral em Governador Valadares e retornou a Juatuba, onde reside desde 2022, atuando em diferentes frentes da Paróquia São Sebastião.

Dedicado à evangelização, Frei Thiago coordena atualmente o Ministério da Palavra, a Pastoral Litúrgica, o grupo de Acólitos e Coroinhas, a Pastoral Missionária e o EJC (Encontro de Jovens com Cristo), além de acompanhar as 18 comunidades da paróquia com visitas, celebrações, conselhos comunitários e ações pastorais diversas.

Em 6 de janeiro de 2023, fez sua profissão perpétua, assumindo definitivamente a vida religiosa com o lema: “Trazia Jesus em todo seu ser”, também inspirado nas Fontes Franciscanas. Já em julho de 2024, completou sua formação teológica com a pós-graduação presbiteral, apresentando a síntese teológica para convalidação do diploma junto à Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.