Golpe do site falso, mulher perde 18 mil em leilão (vídeo)

0
433

Mais uma vítima dos golpes digitais denuncia a ação criminosas de hackers que desenvolvem sites semelhantes ao de empresas e que roubam o dinheiro investido por aqueles que os acessam acreditando estar realizando um negócio verdadeiro.

Nas redes sociais, em vídeo, uma mulher que não se identifica, conta que foi mais uma vítima de golpe ao efetuar o pagamento do arremate de uma moto no site da empresa Palácio dos Leilões, localizada às margens da BR 262 km 373 em Juatuba  MG.

A mulher relata que entrou no site www.palaciodosleiloes.com.br , arrematando uma moto no valor de 18 mil  reais e  ao ser informada que deveria comparecer à empresa para a retirada do bem, foi surpreendida com a informação de que o item  comprado não constava dos produtos e de nenhum lote da empresa e que ela havia sido vítima de  um golpe virtual, devendo procurar as autoridades.

A denunciante orienta as pessoas a não efetuarem o pagamento de qualquer bem através do site, já que o boleto emitido envia dados de pagamento para uma conta que não pertence à empresa de leilões.

Site clonado

Ao fazer uma busca pela empresa no GOOGLE, de início o buscador já lhe apresenta quatro anúncios iniciais, que falsos, duplicam as informações do oficial, usando nomes de seguradas de veículos, de departamentos de trânsito, bancos e leiloeiros, o que leva o consumidor a grandes prejuízos.

No vídeo, a mulher afirma que no mesmo dia outra pessoa havia caído no mesmo golpe em uma compra de 50.000 reais, em janeiro deste ano o golpe fez outra vítima perder 26 mil reais.  

Cuidados na hora de procurar por um leilão online

Na cartilha da Polícia Civil de Minas Gerais, são informadas dicas de prevenção e cuidados necessários na hora de procurar por um leilão online. Confira:

Certifique-se de que a URL termine com “.com.br”, já que os sites de leilões de carros oficiais no Brasil devem ser registrados assim e não com “.com”, “.com/br”, entre outros.

Duvide. Confira a url do site, os contatos de e-mail e telefone, e compare mais de uma página antes de efetuar o lance.

Dica importante da Receita Federal: o pagamento das mercadorias arrematadas em leilão oficial é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), semelhante a um boleto, e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros.

Desconfie de sites que oferecem bens com valores muito abaixo do preço de mercado.

Não envie informações pessoais por meio de canais que não sejam oficiais, como por mensagem de whatsapp.