O Governo do Estado anunciou a construção de uma creche no Distrito de Francelinos em um terreno da prefeitura, localizado no bairro Cidade Satélite. O projeto para a implantação da unidade escolar será custeado com recursos do Termo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho.
Nesta primeira fase, estão sendo realizados levantamentos de campo, estudos ambientais e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura, que irão subsidiar a avaliação financeira do projeto. A creche será projetada dentro das diretrizes do Programa de Necessidades do projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
O modelo visa atender até 376 alunos em dois turnos ou 188 alunos em período integral. A previsão para execução da primeira etapa é de nove meses, e o valor estimado R$ 415 mil. Atualmente, a prefeitura conta com sete creches, com capacidade para atender até 540 alunos da faixa etária de zero a três anos, porém a demanda no município é maior. Em uma destas unidades, na Creche Arlete Saraiva, por exemplo, onde há 60 alunos, a fila de espera conta com outros 60 alunos, que aguardam vaga.
Reparação
Juatuba é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais. O projeto regional “Construção de Creches na Bacia do Paraopeba” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica do Termo de Reparação e foi definido após Consulta Popular, realizada na região atingida. Também estão previstas as construções de unidades de educação infantil em Caetanópolis, Igarapé e Papagaios. Os projetos nestas localidades se encontram em fase final de planejamento.