O Hospital Santa Terezinha está habilitado pelo Ministério da Saúde a realizar cirurgias eletivas de laqueadura e vasectomias, procedimentos até então ofertados apenas pelo Governo do Estado. De acordo com a administração da Fundação, estão autorizadas a realização de 20 procedimentos de laqueadura e 40 vasectomias por mês. Os procedimentos iniciarão em maio, com a realização de um mutirão para laqueadura e vasectomia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a fila para a realização das cirurgias é grande e há pessoas esperando há 10 anos. Segundo o SUS, os principais critérios de atendimento da vasectomia são ter no mínimo 25 anos e dois filhos registrados e no caso da laqueadura ter no mínimo 25 anos, pelo menos duas cesáreas anteriores ou alguma patologia de risco para gestação.
Encaminhamentos
O recém aprovado Programa de Saúde da Família ficará responsável pelos encaminhamentos para as cirurgias e os os servidores da Saúde devem realizar uma série de atendimentos, dentre eles, palestras ministradas com informações sobre métodos reversíveis e irreversíveis. Entre os métodos reversíveis estão os hormonais ou de barreira, como pílula anticoncepcional, injeção, preservativos masculino e feminino e Dispositivo Intrauterino. Já os métodos irreversíveis são as cirurgias de laqueadura ou vasectomia.